sexta-feira, 17 de maio de 2013

Economia: Resumo da Semana

O Mercado Interno- Principal Suporte da atividade económica
O Presidente do banco Central (BC),Alexandre Tombini, avaliou, na 15º Semniário anula de metas para a inflação, o mercado interno, como o principal suporte da actividade económica, no Brasil .
O Presidente do BC, disse que o investimentos intensificaram-se no primeiro trimestre deste ano. Indicou ainda que a recuperação do investimento reflete-se, entre outros aspetos, no aumento da produção, bem como na importância de bens e capital.

Importação e Exportação com evolução negativa

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), importações e exportações, em Cabo Verde, evoluíram negativamente, no primeiro trimestre de 2013.
As importações diminuíram 12.7%, enquanto as exportações demonstraram um decréscimo de 7.3%. 
Este decréscimo, resulta da diminuição do consumo privado, e do, consequente, abrandamento do ritmo de crescimento económico. 

Hotelaria e Turismo com mais ofertas de emprego 
A análise de evolução do emprego, em Angola, revelou que, em comparação com 2010, existem mais 6.697 postos de emprego, na área do Turismo e da Hotelaria.  
Nos últimos dois anos, só o sector do turismo criou 145 mil novos postos de trabalho, segundo o Boletim Estatístico do Mercado Hoteleiro de Angola. 


Corte nos Subsídios 
O Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, mandou reduzir os subsídios atribuídos a titulares de cargos públicos, para metade.  
Este anuncio foi feito, na posse do Governo de transição. Nhamadjo recomendou ainda que os salários sejam pagos "ainda esta semana". 


Pedro Emídio  

Sem comentários:

Enviar um comentário