terça-feira, 4 de junho de 2013

Presidente de Angola dispensa comandante da polícia de Luanda

José Eduardo dos Santos, presidente de Angola, dispensou a comissaria-chefe Elizabeth Ranque Franque, que pertencia à Polícia Nacional de Luanda.

                A demissão ocorreu esta segunda-feira, depois de um fim-de-semana violento em Luanda que acabou em cinco mortes e a que o principal partido da oposição, a UNITA (União Nacional para a Independência Total), atribuiu contornos políticos.

            Três agentes foram assassinados, na madrugada de sábado, no município de Cacuaco, Luanda. Ainda não se sabe quem foi o responsável pelo crime. A UNITA culpou a polícia de ter morto dois dos seus dirigentes em Kikolo, Luanda, na noite de sábado.

            A UNITA colocou um texto no seu sítio da internet onde atribuiu a um militante de Cacuaco a afirmação de que se estava perante uma “reedição da caça ao homem” para a “eliminação seletiva dos militantes” do partido. Também atribuiu a um “observador desconhecido” a declaração de que a mortes dos polícias poderia “ser usada como pretexto para a eliminação dos quadros fortes da UNITA", em Luanda.

            Elizabeth Ranque Franque também era delegada provincial do Ministério do Interior. A sua exoneração vai obrigar a alguns arranjos nas estruturas da chefia da Polícia Nacional. A antiga comissaria passa a ser conselheira do comandante geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos.

            O comissario António Maria Sita é o novo comandante provincial de Luanda, que foi dispensado do cargo de comandante provincial e delegado do Ministério do Interior na província do Cunene.

Inês Sabino

Sem comentários:

Enviar um comentário