segunda-feira, 25 de março de 2013

Graça Simbene Machel


Graça Simbene Machel nasceu em Incadine, uma província de Gaza, no dia 17 de Outubro de 1945. É uma política e activista dos direitos humanos.
Foi a primeira-dama de Moçambique, em 1976, quando se casou com Samora Machel, o primeiro presidente de Moçambique, morto em 1986. Em 1998, casou-se com Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul.

Graça Machel formou-se como Bacharel em Filologia da Língua Alemã pela Universidade de Lisboa. Voltou a Moçambique como professora e lutou clandestinamente com a FRELIMO durante a Luta Armada de Libertação Nacional. Foi Ministra da Educação e da Cultura no primeiro governo moçambicano, durante 14 anos, e criou uma organização sem fins lucrativos, a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade.
Em 1990 foi nomeada pelo Secretário Geral da Organização das Nações Unidas para o Estudo do Impacto dos Conflitos Armados na Infância. Como reconhecimento do seu trabalho, recebeu a "Medalha Nansen" das Nações Unidas em 1995.

Graça Simbine Machel foi eleita pela revista americana "Time" uma das 100 figuras mais influentes do mundo em 2010. A revista aponta também o papel que ela continua a desempenhar na campanha contra a SIDA e o abuso de crianças e refugiados, afirmando que é uma voz potente de justiça, que foi e sempre será ouvida.

Joana Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário