quinta-feira, 21 de março de 2013

Maria Mutola : a primeira Moçambicana a ganhar uma medalha de ouro



Desde pequena que Maria Mutola está ligada ao desporto. Filha de pai operário dos serviços portuários e caminhos-de-ferro e mãe doméstica, Maria de Lurdes Mutola é de família humilde. Nascida na cidade de Maputo, iniciou-se na modalidade do atletismo com apenas 14 anos, embora sem sucesso já se tivesse candidatado no campeonato de futebol de juniores masculinos.
Tendo beneficiado da bolsa de solidariedade olímpica para os países do terceiro mundo, em 1988 passou a residir nos Estados Unidos, concretamente no estado Oregon, local onde frequentou e concluiu o liceu. Desde então, não parou de correr e já venceu uma centena de provas internacionais, colocando-se entre os maiores do atletismo internacional.
Mutola detém o recorde mundial dos 1000 metros em pista coberta e em pista aberta, recorde Africano dos 1000 metros em pista aberta, recorde Africano dos 800 metros em pista aberta. Em 1995 consagra-se vencedora do Grande Prémio da IAAF - Federação Internacional de Atletismo Amador.
Foi três vezes campeã africana (uma das quais em 1500 metros), e duas vezes no campeonato dos Jogos Pan-Africanos.
A menina que queria ser futebolista tornou-se campeã de atletismo e a primeira moçambicana a ganhar uma medalha de ouro para Moçambique.
Em 2000 foi eleita para tomar parte na Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional, posição que ocupa até hoje.
Maria de Lurdes Mutola é detentora de todos os recordes de Moçambique para as suas categorias.

 Bruno Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário