sexta-feira, 15 de março de 2013

Semana em revista

Ministro São-Tomense denunciado por intimidação

 Waldner Boa Morte, jornalista do diário digital Baga-téla, afirmou ter sido intimidado pelo ministro São-Tomense da Juventude e Desporto, após ter colocado três questões durante uma conferência de imprensa, consideradas inconvenientes.
A conferência tinha como objetivo explicar os projetos do responsável pela pasta da Juventude e Desporto para os próximos anos em que no final os jornalistas podem colocar questões e o responsável político pode responder.
O jornalista Waldner Boa Morte, fez três perguntas relacionadas com três dos projetos apresentados pelo governo e que este iria desenvolver. A primeira tinha a ver coma criação de mil postos de trabalho, a segunda com a construção de quatrocentas casas para os jovens são-tomenses, e a terceira sobre a formação de três mil atletas e técnicos desportivos.
O ministro não respondeu as perguntas e referiu que no passado tinha sido jornalista e que era preciso ter cuidado com as perguntas que se colocam. A maior parte dos presentes na sala acabaram por abandonar o local após a atitude de Albertino Fernandes.
Waldner Boa Morte pretende levar o caso ao Conselho Superior da Imprensa. 

Cristina Fontes pronta para liderar o PAICV em 2015

Cristina Fontes, ministra-adjunta do Primeiro-ministro, revelou hoje dia 9 de março no programa Bom dia Cabo Verde da RCV estar disponível para se candidatar á liderança do Partido Africano da Independência de Cabo Verde em 2014 ou á Presidência da Republica em 2016.Esta revelação de disponibilidade da ministra-adjunta do Primeiro-ministro ocorreu a dois dias dos militantes do PAICV reconduzirem José Maria Neves, que esta na presidência desde 2000,na liderança do partido para um mandato de 2 anos. José Maria Neves é candidato único nestes diretas do PAICV.



Portugal na partilha de conhecimentos com Moçambique

Assunção Crista, ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento Territorial de Portugal, revelou no passado dia 6 de Março, na cidade da Beira, em Sofala, que Portugal poderá partilhar conhecimentos na área da agricultura tropical, propondo munir os agricultores moçambicanos de novas tecnologias de produção, sobretudo de arroz.
Ministra afirmou ter informações de vários agricultores moçambicanos que se dedicam a agricultura, e muitos deles dispõe de conhecimentos relativos á agricultura tropical, poderão aumentar a sua produção de produtividade.
O desejo de Portugal é trabalhar com Moçambique em projetos empresariais, com o objetivo de crescerem no ramo da agricultura, agro-indústria e processamento alimentar entre outros domínios.   

Tendo os dois países um défice de alimentos, acrescentou ainda que é ambição de Portugal trabalhar na criação de valores na cadeia alimentar com Moçambique.
Assunção Crista afirmou ainda existirem poucos projetos conjuntos e que é desejo de Portugal ajudar Moçambique na mobilização de mais iniciativas empresariais.
Revelou de um ambicioso projeto de 120 mil hectares com tecnologia moderna que Portugal esta a apoiar e cuja experiência poderá ser compartilhada com Moçambique.
Por fim a ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento Territorial de Portugal acrescentou que o encontro entre lusos e moçambicanos serviu para o estabelecimento de relações comerciais mais estáveis.


 Harlem Shake como meio de protesto contra Renan Calheiros

Grupo de estudantes dançou no centro do Rio de Janeiro no passado dia 8 de Março o novo hit da internet, Harlem Shake.
Para além da diversão que durou cerca de 20 minutos no principal cruzamento da cidade, esta ação também convocou curiosos para assinar a petição pedindo a saída de Renan Calheiros da presidência do Senado.  
“ Claro que tem a coisa da diversão, de fazer um vídeo engraçado, mas mais do que isso, é um ato político. Não é possível que um cara desses seja presidente do Senado brasileiro, e a gente pode mudar isso assinando a petição. Se tivermos que fazer 300 Harlem Shakes vamos fazer", disse o vendedor Samyr Novelli.
O grupo de 20 pessoas aderiu á convocatória feita através de uma página do facebook e ganharam também a participação de pessoas que passavam pelo local.
O grupo também protestou contra a eleição do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Câmara de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. 

Isaías Samakuva escapa ileso de acidente de viação

No passado dia 5 de Março, por volta das 13.30, o Presidente da União nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), saiu ileso, de um acidente de viação ocorrido na província do Bié.
A viatura onde se encontrava o político colidiu contra um camião que circulava no sentido oposto, tendo, de seguida capotado, no seguimento de uma manobra de ultrapassagem mal realizada.
O motorista do Presidente da UNITA terá tentado ultrapassar uma motorizada.
O incidente ocorreu nos arredores do desvio do Kuando-Kubango, região para onde o líder do partido se dirigia, com a finalidade de realizar atividades políticas.
Para além de Samakuva seguiam no veículo o seu motorista e segurança, que sofreram apenas ferimentos ligeiros.

Cláudia Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário