domingo, 31 de março de 2013

SOCIEDADE: Resumo Semanal

Segunda: Graça Simbene Machel

Graça Simbene Machel é uma política e activista dos direitos humanos. Foi a primeira dama de Moçambique e em 1998 casou-se com Nelson Mandela o primeiro presidente negro da África do Sul. Graça Simbine Machel foi eleita pela revista americana "Time" uma das 100 figuras mais influentes do mundo em 2010. A revista aponta também o papel que ela continua a desempenhar na campanha contra a SIDA e o abuso de crianças e refugiados, afirmando que é uma voz potente de justiça, que foi e sempre será ouvida.

Terça: Universidade Lusíada de Angola prepara 8º Forum de Arquitetura

A capital angolana vai receber ao longo de uma semana debates onde os participantes vão poder discutir ideias e refletir à volta do tema principal “Musseques”.
O Fórum tem como objetivo comemorar o mês da arquitetura, abordando questões ligadas à arte, arquitetura, urbanismo e património. Assim como promover os intercâmbios entre as universidades e outras instituições do mundo da arquitetura.
Maria João, arquiteta e responsável da instituição, revelou que o evento conta com um seminário onde vão ser discutidos debates entre convidados sobre temas ligados aos campos sociais, económico, cultural e ambiental.
O Fórum vai ter, ainda, dois concursos. E para além da exposição de projetos de arquitetura, fotografia e maquetes, que retratam a cidade de Luanda e os cidadãos, existem outras atividades a serem organizadas na ocasião. 

Quarta: ACÁCIA

ACÁCIA – Associação para Cooperação Internacional com África.
Com missões em curso em Portugal e Moçambique, esta associação tem como objetivo promover a valorização do indivíduo, de acordo com as normas e os princípios que respeitam os direitos humanos, contribuindo assim para uma sociedade mais justa, mais desenvolvida e mais sustentável.” Em Moçambique, decorrem Cursos de Alfabetização para Mulheres, Jovens Adolescentes e Mães Solteiras ; O Projeto de Nutrição infantil e Projeto Vovós de Nampula. Estes projetos visam o cuidado das crianças filhos ou órfãos de mães seropositivas.

Quinta: Angola mantém elevadas taxas de mortalidade materno-infantil e de doenças infeciosas

A malária continua a ser a primeira causa de mortalidade no país e é responsável por 28% da mortalidade infantil. O país apresenta ainda uma elevada taxa de mortalidade materno-infantil e infanto-juvenil e uma alta incidência de doenças infeciosas e parasitárias, com destaque para grandes epidemias (como a tuberculose), doenças respiratórias e malnutrição em crianças menores de cinco anos. A mortalidade materna continua também a ser um dado preocupante para a maior parte do continente africano. Esta taxa tem vindo a reduzir mas atingiu ainda, no ano passado, 400 mulheres falecidas por cada 1000 nados-vivos.

Sexta: Café África: Távola de Pedra

Chamado “Távola de Pedra”, mais conhecido justamente por “Távola”, fundado há cerca de 10 anos, com alguns costumes e tradições africanas. Ao sábado confeciona justamente pratos africanos.  Dona Celeste Gomes, de 54 anos, cozinheira deste mesmo restaurante, veio de Angola há 37 anos, tendo já sofrido uma grande aculturação. Referiu que a maior parte das pessoas que frequentam este restaurante são portuguesas, mais especificamente de classe média, vindos de Lisboa e de outras partes do país, por ser um sítio bastante conhecido.

Sábado: Um Destino: São Tomé e Príncipe

Estando por vários séculos desabitadas, os navegadores portugueses foram os primeiros a pisar as ilhas de São Tomé e Príncipe. Com o seu habitual céu nublado e temperaturas quentes, estas ilhas são de vegetação densa e diversa.
Sendo assim, cercadas pelo Oceano Atlântico, parte do sustento do seu povo vem do mar, tendo este iguarias muito próprias como o peixe-voador.
São Tomé e Príncipe localiza-se sobre a linha imaginária do equador, o que explica facilmente o clima tropical húmido que é o habitual da região centro-africana.

Domingo: Papa Francisco pede paz

A bênção urbi et orbi levou uma mensagem contra as guerras e a violência. Também incluiu temas como o tráfico de drogas e de pessoas, a deterioração do meio ambiente e um apelo em favor do amor em vez do ódio, da paz em vez da guerra e do perdão em vez da vingança, provocando aplausos e comentários de aprovação da audiência.
Em África, "cenário de demasiados conflitos", o papa lembrou o Mali, a Nigéria, "onde tantas pessoas, incluindo crianças são mantidas reféns por grupos terroristas", a República Democrática do Congo e o República Centro-Africana.

Catarina Pena

Sem comentários:

Enviar um comentário