sábado, 16 de março de 2013

Economia: Resumo da Semana


 
                Em Angola estima-se um aumento significativo dos postos de trabalho nomeadamente no sector das pescas. Salomão Xirimbimbi, Ministro da tutela, anunciou que até ao fim deste ano deverão ser criados 12 mil empregos em diversas áreas.
O Brasil e Angola juntam-se pelo petróleo  Os dois países assinaram uma nova linha de crédito de 2 mil milhões de dólares norte-americanos, sendo que Angola deverá manter um saldo equivalente a 20 mi barris de petróleo/dia.

                Em Moçambique, foram disponibilizados 55 milhares de dólares pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para financiar a terceira fase do projecto de reabilitação do “Corredor de Nacala”, no norte do país.
                Em Cabo-Verde, O Governo decidiu suprimir a exigência de um valor mínimo para o capital social, conforme o estipulado pelo Decreto-Lei que aprova o Código das Empresas Comerciais. O executivo argumenta que esta exigência é um obstáculo à criação de empresas em sectores com potencial de crescimento onde não é necessário grandes volumes de capital para se iniciar no negócio.
                No Brasil,  a Petrobras irá investir 236,7 biliões até 2017. A empresa divulgou nesta sexta-feira (15/3) o seu Plano de Negócios e Gestão (PNG) 2013-2017, com investimentos no total de 236,7 biliões  dos quais  207,1 são referentes à carteira em implantação. Os fundamentos que foram utilizados para a formação do plano levaram em conta a manutenção das metas de produção de óleo e gás natural, e a não inclusão de novos projetos, exceto para exploração e produção de óleo e gás natural no Brasil.
                Em São Tomé e Príncipe  a GEOPESCA, empresa luso-angolana pretende desenvolver a instalação de um projecto no domínio das pescas em São Tomé.  A empresa  já tem no país três embarcações,  e está à espera de luz verde das autoridades nacionais, para arrancar com as actividades piscatórias, cuja mão-de-obra será na sua maioria são-tomense.
                Na Guiné-Bissau, O Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD) rubricou, esta sexta-feira, 15 de Fevereiro, com Governo de transição, um convénio para a reabilitação de vias urbanas na cidade de Bissau. A medida vai ainda permitir a redução dos custos de exploração dos veículos, aproximadamente até 25%. As obras iniciam com a reabilitação da estrada em torno de Bissau, passando pelo porto. O valor total de financiamento é de 41 biliões de FCFA (82 milhões de dólares).

Andreia Silvestre

Sem comentários:

Enviar um comentário