quarta-feira, 13 de março de 2013

O sabor Africano, com um toque Português


Já se passaram cerca de 34 anos, desde que Maria do Livramento Levy abriu o Restaurante S. Cristóvão, no bairro de Alfama, em Lisboa. “Não foi fome, não foi guerra… foi o espirito aventureiro de qualquer ilhéu” que a trouxe para Portugal, como afirma a mesma. 
                Um restaurante tipicamente Cabo-verdiano, com cardápio definido pela proprietária, conhecida por todos como D. Mento, onde se consegue jantar por menos de 10 euros. Há Cachupa rica, galinha cabo-verdiana, bacalhau, doce de cocô e, para depois da refeição, a conhecida aguardente africana: Grogue. 
                Maria Levy, uma cabo-verdiana de Santiago, tem um dos restaurantes típicos mais conhecidos, fazendo parte de vários roteiros nacionais e internacionais. “Pela comida, pelo afeto, pela maneira como se sente. Estamos num sítio, somos bem recebidos… ninguém nos importuna, ninguém nos chateia…a comida cai bem e o nosso bolso chega lá, vamos passando e trazendo gente”, para a própria, este é o segredo do sucesso do seu restaurante.
O ambiente é familiar, as paredes guardam memórias de gente que passou e escreveu o seu agrado num pedaço de papel, como uma forma de agradecimento pela hospitalidade com que foi recebido.
                Com coração Lisboeta, D Mento, à noite, trás as guitarras e puxa pela voz, para cantar as suas mornas e fados favoritos. A mulher olha para a crise, que a área apresenta, de uma forma diferente: “O negócio diminuiu muito…mas para mim, tem de melhorar a toda a hora… eu não entro em pessimismos, isso dá febre!”
                Este restaurante, que mistura a tradição portuguesa com raízes africanas, está aberto até à meia-noite, serve almoços, jantares e alguns petiscos durante a tarde, aceita também encomendas para fora.

Pedro Emídio, Aline Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário