sexta-feira, 22 de março de 2013

Semana em Revista


A decisão do aborto pertence ao Congresso 
Apesar de respeitar a opinião do Conselho Federal de Medicina (CFM), que defende a legalização do aborto no Brasil, o Senador Pedro Taques admite defender o “direito de existir”: "Eu digo sempre que sou favorável à vida, ao direito de existir e existir com dignidade, o que é previsto pelo artigo quinto da Constituição".O Senador, relator do novo Código Penal do Senado, relembra que a mudança na lei só pode ser produzida pelo Congresso: “nós temos que receber essa sugestão do CFM com todo o respeito, mas quem tem autonomia para decidir a respeito disso são os senadores e deputados”. O novo texto do Código Penal deve ser votado pelo Senado até ao final do ano, mas antes de entrar em vigor, a proposta ainda precisará da autorização da Câmara dos Deputados e da sanção da Presidente da República.
Presidente da República pode legislar 
Graças a um projecto lei por parte do parlamento Angolano, José Eduardo dos Santos assumirá o poder de legislar sobre as regras de criação, estruturação e funcionamento dos Institutos Públicos, e também sobre a Pauta Aduaneira dos Direitos de Importação e Exportação. A autorização resulta da aprovação, com 140 votos a favor, 37 contra e cinco abstenções, do Projecto de Lei de Autorização Legislativa.
A propósito dos diplomas, o deputado João Pinto referiu que esta reforma vai garantir uma administração eficiente e evitar a proliferação de institutos públicos que não tenham capacidade de garantir um serviço, por falta de recursos.

Sofia Conde

Sem comentários:

Enviar um comentário