sexta-feira, 22 de março de 2013

Ciclo Yorùbá e de todas as Áfricas


«O que é religião em África?» Identidade, pertença e prática ritual pretende debater, multidisciplinarmente, o que constitui uma religião africana nas suas dimensões próprias, procurando contribuir para a problematização metodológica e conceptual dos estudos das religiões do “Continente Negro”. Pretende, desta forma, escapar a modelos comparativistas cujos manuais se expressam herdeiros das categorias eurocêntricas de observação do fenómeno religioso e que impossibilitam a compreensão das religiões africanas nos seus códigos particulares.

As tradições dos Yorùbás da Nigéria chegaram ao Brasil e a Cuba, estas tradições deram origem a identidades culturais específicas (‘clusters’ identitários), tendo hoje milhões de pessoas devotas das suas fórmulas religiosas. 
O fenómeno religioso africano nas suas dimensões próprias foi analisado numa iniciativa da disciplina de Ciência das Religiões, da Universidade Lusófona, e integra-se num ciclo sobre os Yorùbás da Nigéria. A ideia deste evento inseriu-se no reconhecimento que é feito do «sentido africano que pauta as atividades da Universidade Lusófona».



Joelma Bondo

Sem comentários:

Enviar um comentário