quinta-feira, 23 de maio de 2013

A Economia vista aos olhos dos mais pequenos



            Rita Frazão tem 11 anos, frequenta o 5º. de Escolaridade, tem uma opinião muito própria acerca da actual conjuntura portuguesa e parece ter arranjado solução para os problemas que têm assombrado o nosso país.

Joana Silva: Rita, o que é para ti a economia?
Rita Frazão: Eu tenho uma breve ideia, economia é gerir o dinheiro dos portugueses pelo Presidente, Ministro e pelos Bancos.

J.S.: Consideras que esse dinheiro tem sido bem gerido?
R.F.: Não, não tem.

J.S.: Porquê? O que é que achas que não está a correr bem?
R.F.: Porque os Presidentes estão a dar às pessoas muito importantes, muito dinheiro e àquelas que trabalham muito e têm uma vida normal, não dão quase dinheiro nenhum, depois essas pessoas com mais dificuldade têm de pedir dinheiro emprestado ao banco para conseguirem sobreviver.

J.S.: Sabes quem é o nosso Ministro das Finanças?
R.F.: Claro que sei, é o Vítor Gaspar, aquele senhor que fala de uma maneira estranha.

J.S.: E de onde é que o conheces?
R.F.: De muitos sítios, da televisão, de muitos programas.

J.S.: Sabes o que é o FMI?
R.F.: Eu acho que são um grupo de pessoas que vêm de fora de Portugal, trazer dinheiro, que nos vêm cá ajudar.

J.S.: Encaras essa ajuda positiva? Boa para o nosso país?
R.F.: Não, nunca devíamos ter essas ajudas, acho que devíamos ter gerido desde o princípio bem o nosso dinheiro, para as coisas não ficarem como estão.

J.S.: Consideras que a culpa foi dos nossos governantes? Que geriram mal o nosso dinheiro?
R.F.: Sim, porque agora temos de pedir ajuda.

J.S.: Se fosses tu a governar o nosso país, e tivesses de resolver a nossa situação económica o que fazias?
R.F.: Dava uma quantia de dinheiro a cada pessoa, de acordo com o seu trabalho. Nunca a mais nem a menos, para todos conseguirmos viver bem e não haver uma grande diferença entre a população. Tinha de ver bem quantas horas as pessoas trabalhavam e depois sabia quanto é que cada pessoa devia receber.

J.S.: Tu e os teus colegas costumam falar da crise? De como estão as coisas no nosso país?
R.F.: Às vezes falamos que as coisas estão mais difíceis, por exemplo como a nossa escola não é muito boa entendemos que ela não pode ser arranjada, que não há dinheiro para a arranjar.

J.S.: Achas que as coisas vão melhorar? Como vês o futuro do nosso país?
R.F.: Acho que melhora se fizerem novas eleições.

J.S.: Consideras que o melhor era retirar de lá os actuais governantes?
R.F.: Não, acho que assim ia ficar tudo igual, acho que devíamos era passar a República, acho que seria muito melhor, mas não como Monarquia Hereditária. Só acho que se continuarmos com este tipo de presidentes e com as mesmas eleições vamos continuar em crise.

J.S.: Mas porque é que achas que um Rei faria a diferença?
R.F.: Porque se fossemos governados por um Rei era só ele que iria decidir as coisas, e não precisava de todos os ministros. Era ele que decidiria tudo, mas sempre com a nossa ajuda, quando se tivesse de tomar alguma decisão ele faria connosco para saber a nossa opinião, o que seria melhor.

J.S.: Como é que está Economia no mundo? A crise já chegou aos outros países?
R.F.: Na Grécia está muito mal. Acho que nós estamos muito mal, mas os outros países também estão a ir pelo mesmo caminho. O mundo precisa de dinheiro.

J.S.: Agradeço a tua ajuda e disponibilidade.

Joana Silva















Sem comentários:

Enviar um comentário