quinta-feira, 2 de maio de 2013

Mudando o mundo, uma vida de cada vez!


 No interior da floresta timorense, no distrito de Viqueque, encontra-se a comunidade de Uma Tolu, onde vivem mais de 2000 pessoas. Durante a época de chuvas, estas pessoas costumavam aceder à água em poças. Quando estes secavam, tinham de caminhar dois quilómetros, até ao rio, para poderem lavar a sua roupa, tomar banho ou carregá-la para as suas casas, a fim de cozinhar e beber.
“A minha família costumava beber água suja do rio e ficava frequentemente com diarreia” refere Maria da Silva, uma das habitantes de Uma Tolu.

Através da construção de um sistema de abastecimento de água para cinco aldeias, composto por tanques de armazenamento de água, a ADRA tornou acessível a água potável para todas as famílias de Uma Tolu, existindo atualmente 12 pontos de acesso no centro das aldeias e nas escolas.
A ADRA – Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência (ADRA – Portugal) é uma agência humanitária independente estabelecida em 1984 com o propósito específico de fomentar o desenvolvimento individual e comunitário e prestar socorro em casos de catástrofes. A ADRA trabalha com pessoas em situação de pobreza, vulnerabilidade e emergência, capacitando-as e envolvendo-as em processos de desenvolvimento, cooperação e ação responsável, a fim de proporcionar mudanças positivas e promover a equidade.

“Acreditamos num mundo sem pobreza. E estamos presentes em mais de 120 países do mundo para concretizar esse objetivo. Acreditamos na dignidade de todas as pessoas e no seu direito para determinarem o seu futuro. Ninguém deseja ser pobre. Todos querem a oportunidade de construir uma vida melhor para si e para as gerações futuras. Trabalhamos com as comunidades através do desenvolvimento de projetos sustentáveis e do fortalecimento das suas capacidades para romperem o ciclo da pobreza. Trabalhamos também para prestar auxílio imediato em caso de catástrofes àqueles que são afetados por desastres naturais ou conflitos armados.”    

    
Catarina Pena

Sem comentários:

Enviar um comentário