Começar
uma empresa na garagem de casa pode ser um presságio de que o negócio tem tudo
para ter sucesso. Afinal, empresas como a HP e a Apple, para citar dois
exemplos, iniciaram suas operações exactamente nesse local. A primeira é a
maior empresa de tecnologia dos Estados Unidos em termos de facturação e a
segunda, a marca mais valiosa do mundo. No caso da loja virtual de material desporto
Netshoes houve uma pequena adaptação nesse primeiro capítulo. Fundada pelo
paulista de origem arménia Márcio Kumruian em 2000, a Netshoes surgiu num
estacionamento no centro de São Paulo. Onze anos depois, a loja, que vendia
sapatos, transformou-se na maior operação online de material de desporto do
Brasil.
“No
primeiro mês, vendemos um par de sapatos. No segundo, dois. Já era um crescimento
de 100%" relembra Kumruian falando sobre os primeiros meses da empresa, em
2001. Em 2009, a empresa já tinha 250 funcionários, e Kumruian decidiu aumentar
ainda mais o negócio. "Planeamos um crescimento de 100% ao ano investimos em
infra-estruturas para atender o cliente da melhor maneira e acertamos”. A empresa já tem mais de 2000
funcionários e opera também no México e na Argentina.
A Netshoes, vendedora de artigos
desportivos, é um exemplo de administração eficiente. Inicialmente a empresa
vendia os seus produtos num estacionamento localizado perto da faculdade
Mackenzie, mas pouco tempo depois, e como prova de sua administração
competente, o sucesso bateu a porta e a loja Netshoes abriu filiais em ginásios
e centros comerciais. Com o sucesso de vendas os donos perceberam que a empresa
podia crescer ainda mais.
Os
proprietários da Netshoes foram ousados e venderam todas as lojas físicas para
apostarem exclusivamente no mercado virtual. A partir daí a empresa não parou
de crescer.
Em
consequência do galopante crescimento, abalou as estruturas de empresas como a
b2w (dona da submarino e da americanas.com) e provou que não é necessário tempo
para que uma empresa cresça potencialmente no mercado.
Inspirada
no modelo da americana Amazon, a maior loja online do planeta, a empresa teve
de vencer a resistência dos consumidores brasileiros na comprar roupas e
calçados pela internet.
Nos
bastidores da Netshoes, o negócio precisa funcionar com a precisão de um relógio
suíço. A partir do momento em que o consumidor finaliza a compra, a equipa da
Netshoes tem duas horas para aprovar o crédito, embalar e despachar o produto.
Uma
das acções que merece destaque é a realização de pesquisas com clientes após
três semanas que adquiriram algum item, para identificar como está a satisfação
com o produto. Com isso já possuem 52 mil avaliações que se tornam
recomendações de cliente para cliente. Sabendo-se que mais de 80% das pessoas
pesquisam na web antes de adquirir um produto, torna-se imprescindível estimular
essa interacção, visto que nesse caso 40% das compras são influenciadas por
indicações de outros consumidores.
A
promessa de entrega em 48 horas após a conclusão da compra, independentemente
do produto adquirido, é um dos requisitos que atraem os clientes, e também a
motivação para este case study. A empresa garante 90% das entregas dentro desse
prazo.
E
é exactamente o rigor em cumprir a promessa feita na venda que surpreende
clientes e intriga a concorrência
O
sucesso da loja é resultado de muito investimento, estudos de mercado, atenção
e respeito com o seu público.
Marcio
Kumruian é um caso único no comércio electrónico brasileiro. Ao contrário das
empresas concorrentes, a Netshoes actua em apenas um segmento de
mercado (artigos desporto) e não tem nenhuma loja física. Em apenas dez anos,
alcançou uma facturação de 1 bilião de reais. Agora, prepara-se para lançar
acções na Nasdaq (Sistema de Cotação Automatizada da Associação Nacional de
Corretores de Títulos).
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