
“No
primeiro mês, vendemos um par de sapatos. No segundo, dois. Já era um crescimento
de 100%" relembra Kumruian falando sobre os primeiros meses da empresa, em
2001. Em 2009, a empresa já tinha 250 funcionários, e Kumruian decidiu aumentar
ainda mais o negócio. "Planeamos um crescimento de 100% ao ano investimos em
infra-estruturas para atender o cliente da melhor maneira e acertamos”. A empresa já tem mais de 2000
funcionários e opera também no México e na Argentina.
A Netshoes, vendedora de artigos
desportivos, é um exemplo de administração eficiente. Inicialmente a empresa
vendia os seus produtos num estacionamento localizado perto da faculdade
Mackenzie, mas pouco tempo depois, e como prova de sua administração
competente, o sucesso bateu a porta e a loja Netshoes abriu filiais em ginásios
e centros comerciais. Com o sucesso de vendas os donos perceberam que a empresa
podia crescer ainda mais.
Os
proprietários da Netshoes foram ousados e venderam todas as lojas físicas para
apostarem exclusivamente no mercado virtual. A partir daí a empresa não parou
de crescer.
Em
consequência do galopante crescimento, abalou as estruturas de empresas como a
b2w (dona da submarino e da americanas.com) e provou que não é necessário tempo
para que uma empresa cresça potencialmente no mercado.
Inspirada
no modelo da americana Amazon, a maior loja online do planeta, a empresa teve
de vencer a resistência dos consumidores brasileiros na comprar roupas e
calçados pela internet.
Nos
bastidores da Netshoes, o negócio precisa funcionar com a precisão de um relógio
suíço. A partir do momento em que o consumidor finaliza a compra, a equipa da
Netshoes tem duas horas para aprovar o crédito, embalar e despachar o produto.
Uma
das acções que merece destaque é a realização de pesquisas com clientes após
três semanas que adquiriram algum item, para identificar como está a satisfação
com o produto. Com isso já possuem 52 mil avaliações que se tornam
recomendações de cliente para cliente. Sabendo-se que mais de 80% das pessoas
pesquisam na web antes de adquirir um produto, torna-se imprescindível estimular
essa interacção, visto que nesse caso 40% das compras são influenciadas por
indicações de outros consumidores.
A
promessa de entrega em 48 horas após a conclusão da compra, independentemente
do produto adquirido, é um dos requisitos que atraem os clientes, e também a
motivação para este case study. A empresa garante 90% das entregas dentro desse
prazo.
E
é exactamente o rigor em cumprir a promessa feita na venda que surpreende
clientes e intriga a concorrência
O
sucesso da loja é resultado de muito investimento, estudos de mercado, atenção
e respeito com o seu público.
Marcio
Kumruian é um caso único no comércio electrónico brasileiro. Ao contrário das
empresas concorrentes, a Netshoes actua em apenas um segmento de
mercado (artigos desporto) e não tem nenhuma loja física. Em apenas dez anos,
alcançou uma facturação de 1 bilião de reais. Agora, prepara-se para lançar
acções na Nasdaq (Sistema de Cotação Automatizada da Associação Nacional de
Corretores de Títulos).
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