sexta-feira, 10 de maio de 2013

Economia: Resumo da Semana




Quase 30 mil vagas de emprego abertas

O trabalhador, que procura uma nova oportunidade de colocação no mercado de trabalho, já se pode  candidatar às 29.072 vagas de emprego. As chances são distribuídas pelas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e o estado do Distrito Federal. São aceites trabalhadores de todos os níveis escolares, desde os que ainda não concluíram o ensino básico até aos licenciados.


Relançamento da leiteira de Huambo
 
A central leiteira, localizada na zona industrial do bairro de São Pedro, vai ter a capacidade de produzir 42 mil litros por dia e inclui duas linhas de produção de derivados do leite, mais especificamente, queijo, manteiga e iogurte.
A leiteira vai receber leite de criadores de várias partes da província, em cerca de 50 quilómetros, mais um área de nove hectares  onde vão ser construídas infraestruturas de apoio técnico e administrativas. Nesta altura, espera-se pelo lançamento de concursos públicos para os interessados na área, o que irá contribuir para o desenvolvimento da província.


Autocarros elétricos entram em circulação


A Fábrica, instalada na cidade de Curitiba no estado do Paraná,  já fabricou cerca de 30 autocarros, movidos por dois motores, um deles abastecido por energia elétrica e outro por biodiesel.
Trata-se do primeiro autocarro híbrido produzido pela Volvo no Brasil, por encomenda da Câmara Municipal de Curitiba. O autocarro consome 35% menos combustível e apresenta uma redução também de 35% na emissão de gás carbónico, em relação a veículos com motores Euro 3, norma europeia para o controlo da poluição emitida por veículos a motor.
O hibribus, como é designado, foi lançado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento  Sustentável, a Rio+20, em Junho de 2012 no Rio de Janeiro. Atualmente, os 30 autocarros têm capacidade de transportar 85 passageiros e percorrem cinco linhas, uma circular e quatro convencionais, bairro a bairro, que cortam toda a cidade. Essas linhas juntas transportam cerca de 20 mil passageiros por dia.

Aline Araújo


Sem comentários:

Enviar um comentário