quarta-feira, 8 de maio de 2013

Naide Gomes “nascida para saltar”



Enezaide do Rosário da Vera Cruz Gomes, mais conhecida como Naide Gomes nasceu para saltar, é especialista no salto em comprimento onde representa o Sporting Clube de Portugal, que frequenta desde 1998 com o seu treinador, professor Abreu Matos. 

Nascida em São Tomé e Príncipe no dia 20 de Novembro de 1979, a sua paixão pelo atletismo começou quando tinha 13 anos o seu sonho e principal objetivo é alcançar o pódio nos Jogos Olímpicos. Começou nas Provas Combinadas e acabou por se especializar em salto em comprimento. 

Em 2000 participou nos Jogos Olímpicos em Sydney, na Austrália representando o país onde nasceu, São Tomé e Príncipe, e em 2002 representou Portugal pela primeira vez no Campeonato da Europa de Pista Coberta, em Viena, onde ganhou a Medalha de Prata e o estatuto de vice-campeã da Europa no Pentatlo, batendo o recorde nacional.

Em 2003 as suas lesões condicionaram as suas prestações em alguns campeonatos do Mundo como em Paris 2003 e na prova de heptatlo em Helsínquia 2005, o que a levou também a especializar-se no salto em comprimento e colocar de lado o heptatlo e o pentatlo.

Tem várias medalhas de ouro como: no Mundial Pista Coberta Pentatlo, em 2004; e no Europeu Pista Coberta em 2005, 2007 e 2008. Em relação às medalhas de prata: no Europeu de Pista Coberta, Pentatlo em 2002; no Europeu Gotemburgo, Salto em Comprimento em 2006; Mundial Pista Coberta, Salto em Comprimento em 2010 e ainda no mesmo ano no Europeu de Barcelona, Salto em Comprimento.

No futuro vê-se a exercer fisioterapia, apesar de ser difícil às vezes conciliar o estudo e as aulas com o treino, Naide afirma que gostava de ajudar outros atletas, também devido a algumas lesões que já teve.

Para ela, o apoio e o reconhecimento dos fãs é essencial para cada nova etapa, por isso é que também é importante estar contactável para que as pessoas a conheçam melhor e possam dar as suas opiniões. Para podermos contactar com ela: www.naidegomes.com

Mariana Fernandes


Sem comentários:

Enviar um comentário