terça-feira, 14 de maio de 2013

Moçambique: Novo cargo dá direito a novo subsídio


Agora, quando os funcionários são transferidos de um sector do Aparelho do Estado para outro, passam a receber um subsídio de adaptação. Este aplica-se somente aos primeiros três meses de serviço no seu novo posto de trabalho. O seu objetivo é fazer com que estes funcionários tenham as condições necessárias para se adaptarem à nova realidade.

António Tchamo, diretor nacional de Gestão de Recursos Humanos do Estado, declara que esta medida se enquadra na filosofia de mobilidade dos funcionários, mas visando o interesse de garantir que estes compreendam a dinâmica Política Salarial e de Remunerações aprovada no ano de 2009. 

O jornal “Noticias” diz que, um dos objetivos desta política de Tchamo é a urgência de retenção da mão-de-obra na Função Pública e a sua redistribuição pelas diferentes unidades em caso de necessidade. No entanto, serve também de estímulo para aqueles que trabalham nos distritos e duma forma de atração para que outros funcionários aceitem trabalhar nesses lugares.

Ligada a esta última ideia, António Tchamo disse ainda que o subsídio de localização vai continuar a ser pago aos funcionários que já trabalham nos distritos de modo a incentivá-los a permanecer.
Para além destas, existe ainda outra estratégia adotada pelo Estado para cativar os funcionários a trabalhar nos distritos. Esta é a aquisição de verbas para a construção de habitação, tendo em conta que esta é uma preocupação comum para muitos funcionários destes locais.

“Hoje existem muitos funcionários nos distritos. Temos médicos, temos Magistrados, Professores, Enfermeiros que se movimentaram das suas zonas de origem. É preciso garantir habitação para estes funcionários como forma de lhes estimular a permanecer e até interessar outros quadros que se formam e que podem não ver com bons olhos a ideia de ir ao distrito por falta desses incentivos que julgamos essenciais”, disse Tchamo.

Ainda em relação à filosofia de harmonização salarial na Função Pública recentemente adotada pelo Governo, Tchamo explicou que a partir de Maio adiante, começa a prática de desmantelamento de alguns subsídios especiais que vinham sendo conferidos a funcionários de algumas unidades do Aparelho do Estado, uma prática que deverá avançar gradualmente até que esses subsídios sejam totalmente abolidos.

Fonte: Rádio Moçambique (RM)

Cláudia Évora

Sem comentários:

Enviar um comentário