quinta-feira, 16 de maio de 2013

Pantalassa- Um projeto além Fronteiras



 
Associação Cultural Pantalassa, é uma Associação que se dedica ao universo cultural lusófono, de forma a valorizar o p
atrimónio, a memória e a identidade destes países.
Esta Associação consiste numa colaboração de diversos artistas, programadores, críticos e profissionais ligados à área cultural, este espaço é caracterizado como sendo um local de reflexão sobre uma lusofonia pós-colonial e contemporânea.
A Pantalassa é constituída por diversos jovens de diferentes países como é o caso de Portugal, Brasil, Angola, França e China, que têm como objectivo de trabalho a pesquisa alargada sobre manifestações culturais que estejam na base das relações de diversos países, países esses que não estão somente ligados pela língua, mas também pela gastronomia, espaço geográfico, tradição, religião, política e sem nunca esquecer os imigrantes que representam o país.
O principal objectivo desta associação é a criação de redes de diálogo e cooperação, através do desenvolvimento de oficinas, eventos artísticos, workshops, conferências, residências, apoio à produção e plataformas de programação.  


Até dia 25 de Maio a Pantalassa estará presente 4ª edição da Bienal de Culturas Lusófonas no Centro Cultural Malaposta. Este projeto surge no âmbito da programação do Centro Cultural que teve o seu início em 2006, através da iniciativa “Semana Africana”, que serviu de mote para desenvolver a atual Bienal de Culturas Lusófonas. Em cada ano o objetivo é ser mais interventiva e mais abrangente nas áreas que a constituem, transportando deste modo a cultura Lusófona a toda a população de Lisboa. Este projeto surge igualmente através de um trabalho de fundo que tem vindo a ser desenvolvido no Município de Odivelas em prol do ideal da Lusofonia.  A Associação contribui para a programação deste evento com uma exposição de fotografias, música, teatro, dança, poesia, cinema e conversas abertas com o público.
Até dia 25 de Maio será possível visitar a Exposição “Portugal Contemporâneo com São Tomé e Príncipe” – este projeto foi realizado com o Apoio à Internacionalização da DGArtes e em co-produção com a CACAU (Casa de Artes, Cultura, Ambiente e Utopias. A mostra será composta pela exibição do documentário da residência, pela projeção dos áudio-livros realizados, por uma exposição fotográfica e por uma conversa entre os artistas e produtores que participaram na iniciativa, artistas santomenses e público em geral.
Vários projetos relacionados com Musica, Dança, Teatro e Poesia também estarão disponíveis.
Não deixe de visitar este 4ª edição da Bienal de Culturas Lusófonas e encontre-se neste projeto que nos transporta para uma viagem às Culturas Lusófonas presentes no Mundo.

Joana Silva 

Sem comentários:

Enviar um comentário