quarta-feira, 15 de maio de 2013

Perfil – Tricampeão Fórmula 1




Nelson Piquet Souto Maior é um ex-automobilista brasileiro, tricampeão do mundo de Fórmula 1 em 1981,1983 e 1987. 

Nasceu no Rio de Janeiro no dia 17 de Agosto de 1952. É filho de Estácio Gonçalves Souto Maior, ex-ministro da saúde e Clotilde Piquet, que faleceu em 2007. Para satisfazer o desejo de seu pai, Nelson, chegou a ser premiado como um bom tenista, porém não achava o desporto excitante. Ainda assim, o gosto pelo ténis o fez colocar uma bola de ténis no seu capacete. 

Nelson estudou também engenharia mecânica na UnB . 

Em 17 de agosto de 1972, completando apenas 20 anos, Piquet já era campeão brasileiro de kart e tornou-se um profundo conhecedor da parte mecânica dos automóveis, especialmente os da marca Volkswagen. 

Após anos de carreira, Nelson resolveu abandonar as competições e dedicou-se à carreira empresarial. Fundou em Brasília a empresa Autotrac e também uma rede de lojas de pneus Pirelli, a Piquet Pneus. Em 1995 criou uma categoria de carros esporte-protótipo. 

Após desentendimentos com a Confederação Brasileira de Automobilismo Piquet tenta fundar a Liga Independente de Automobilismo que não vingou. Em meados dos anos 2000, o tricampeão passou dedicar-se à carreira do filho, Nelson Ângelo Piquet. Em 2004, Piquet volta a correr, na GP2, sendo companheiro de seu próprio filho. 

Nelson teve vários relacionamentos dos quais surgiram os seus sete filhos, Geraldo Piquet, Nelson Angelo Piquet, Kelly Piquet, Julia Piquet, Pedro Estacio Piquet, Marco Piquet e Laszlo Piquet.

Ana Rita Ferreira 

Sem comentários:

Enviar um comentário