terça-feira, 26 de março de 2013

A primeira bilionária africana


Isabel dos Santos, nasceu em Bacu, RSS do Azerbaijão, em Abril de 1973, filha do presidente angolano José Eduardo dos Santos e de Tatiana Kukanova (a sua primeira esposa), Isabel estudou engenharia elétrica no King’s College em Londres.
Considerada como sendo a mulher mais poderosa e rica de África, segundo a revista Forbes, a fortuna desta empresária angolana no inicio de 2013 ultrapassou a os mil milhões de dólares.
Enveredou no mundo dos negócios nos anos 90, trabalhado na qualidade de engenheira gestora de projeto, na empresa Urbana 2000. Mas foi em 1997 que abriu o seu primeiro negócio, um restaurante chamado Miami Beach que inaugurou em Luanda.
Os negócios de Isabel dos Santos foram crescendo, tendo participado em várias holdigs adquirindo propriedades e participações em empresas tanto em Angola como no estrangeiro, particularmente em Portugal.
Foi no ano de 2008 que Isabel dos Santos ficou interessada em outras áreas de negócios, como hotelaria, petróleo, bancos, diamantes e telecomunicações. Nomeadamente em Portugal, detém importantes participações através do Banco Português de Investimentos e Banco BIC Português. A 14 de Abril de 2011, a SONAE assinou um acordo de parceria com a empresa angolana Condis, da qual Isabel dos Santos é detentora conjuntamente com Sindika Dokolo. Em meados de 2012, os investimentos de Isabel dos Santos em Portugal ultrapassa os 1,4 mil milhões de euros.
No que diz respeito aos seus investimentos em Angola, podemos considerar inúmeros. Isabel dos Santos é investidora na Ciminvest SA – companhia que detém participação na companhia angolana de cimento em Nova Cimangola, detém 25% na Unitel,  uma das duas redes de comunicações de telefone em Angola, em que tem também  um lugar na administração e é, igualmente, presidente da Cruz Vermelha de Angola.
O notável crescimento da empresária angolana no sector das comunicações em Portugal, levou a reações de preocupação por parte dos meios de comunicação lusos, várias jornais e revistas expressaram o seu descontentamento com os seus últimos investimentos de 2012.
Os sectores que mais a cativam são a comunicação e o sistema financeiro, ambas as atividades são prioridades nas próprias empresas que detém em Angola e no estrangeiro.
Os investimento de Isabel dos Santos têm sido feitos com máxima transparência, em empresas publicamente cotadas, com base na legislação europeia.
Isabel dos Santos é descrita como sendo “uma boa mulher de negócios, extremamente dinâmica e inteligente, que também é profissional e amigável”.

Joana Silva


Sem comentários:

Enviar um comentário