segunda-feira, 25 de março de 2013

Desnutrição afeta 170 mil crianças na Guiné-Bissau


Na Guiné-Bissau mais de 170 mil crianças são afetadas pela desnutrição, disse hoje o diretor geral de Prevenção e Promoção de Saúde.
Segundo o último inquérito realizado em 2012, “há uma prevalência de má nutrição nas crianças até aos cinco anos de 6,5 por cento e isso é preocupante para nós, temos de trabalhar muito” disse Umarú Bá à agência Lusa no âmbito de uma formação sobre desnutrição aguda na Guiné-Bissau.
Umarú Bá acrescenta que existe uma causa, para além da falta de alimento, para esta desnutrição: as más práticas “há etnias na Guiné-Bissau segundo as quais as crianças não podem comer alimentos como peixe ou ovos.”
Num país onde a taxa de mortalidade infantil é de 130 mortes por cada 1.000 nascimentos, Umarú Bá, médico de formação, citou um estudo recente que dá conta de cerca de 33 por cento das mortes infantis estarem relacionadas direta ou indiretamente com a má nutrição, sem esquecer que qualquer criança má nutrida tem mais probabilidades de contrair doenças.
Apesar do cenário negro, Umarú Bá admitiu que existe uma tendência de descida dos casos de desnutrição mas frisou que “o trabalho tem de ser feito de maneira a permitir que os bons resultados perdurem no tempo”. 
O representante da UNICEF na Guiné-Bissau, Abubacar Sultan, referiu que a desnutrição é uma das grandes preocupações da organização no país.
Em África, a crise de fome já atingiu cerca de 12,5 milhões de pessoas. Segundo a organização "Save the Children", a cada dia morrem em África 12 mil crianças vítimas de fome e de desnutrição. 


Video: "Sam e Ester Uganda" - vídeo que mostra os efeitos da fome e da desnutrição em crianças.
(ESTE VÍDEO CONTÉM IMAGENS CHOCANTES)



Rita Roque

Sem comentários:

Enviar um comentário