sábado, 23 de março de 2013

Brasil: um mar de oportunidades



O futuro não sorri aos jovens em Portugal, e sair do país, começa a ser uma opção cada vez mais recorrente. Uns vão com emprego certo, mas uma boa parte vai procurar um futuro melhor. Mente jovem, ser ambicioso, corajoso e persistente são qualidades essenciais ao sucesso para quem arrisca sair sem certezas.
Os países lusófonos, como o Brasil, apresentam muitas oportunidades de cumprir sonhos ou para crescer profissionalmente. E foi isto que Susana Sengo, licenciada em Fisioterapia, decidiu fazer. “E porque não quis que todos os cursos, formações e experiências  que ganhei enquanto estudante ficassem sentadas no sofá à espera de uma resposta que nunca chegaria a vir, numa centésima de segundo, decidi largar tudo o que conhecia, o conforto dos amigos e família para atravessar um oceano à procura do meu novo sonho, encontrar um lugar onde pudesse crescer profissionalmente.” A jovem de Olhão escolheu o Brasil, não só por ser um país “filho” que partilha a nossa língua, mas também por ter lá a sua mãe, que há nove anos partiu em busca de um sonho: ser Chef de Cozinha e ter o seu próprio restaurante levando consigo a mala, coragem e um sonho.

Vendo um país “desorganizado socialmente onde apesar disso as pessoas são felizes e acolhedoras. Um país com um sistema de saúde precário, pobre em profissionais qualificados, carente de projetos diferentes e inovadores, com espaço para novas ideias.”, Susana encontrou o seu lugar ao sol e montou o seu espaço, debaixo de uns coqueiros. Maioritariamente procurada por turistas, a jovem sente-se valorizada pelo seu trabalho, apesar de ser mais procurada por massagens do que por fisioterapia.
 
Sem estar completamente satisfeita, Susana sabe que o seu projeto ainda não chega a quem realmente precisa. Dar a alguém o prazer de “voltar a andar” é a essência da fisioterapia, e também um dos objetivos da jovem que já o conseguiu no início de carreira e se sentiu inspirada por poder mudar a realidade de algumas pessoas ou ajudá-las a cumprir sonhos.

“As oportunidades não nos caem no sofá enquanto estamos a ver televisão.” E, por isso, Susana continua a planear o próximo passo.  “Guardo Portugal como a minha casa, com vontade de um dia voltar, mas filha de emigrante aprende desde cedo que o Mundo não tem fronteiras e eu aprendi que centésimas de qualquer coisa podem mudar a nossa vida de um dia para o outro.”


João Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário