sábado, 16 de março de 2013

As melhores ondas lusófonas


        A lusofonia estende-se pelo mundo inteiro. Nesta reportagem apresentamos-te as melhores praias para a prática de surf. Vamos percorrer os vários países lusófonos, como angola, portugal, moçambique, brasil, cabo-verde e dar uma pequena apresentação das praias.
Supertubos
       
As ondas portuguesas são conhecidas mundialmente. As praias do oeste, Ericeira e Peniche, são as eleitas pelos surfistas. Escolhemos a praia dos supertubos em Peniche. Esta praia é conhecida pelas suas ondas tubulares e considerada uma das melhores ondas do mundo. É um banco de areia e as ondas tanto tomam a esquerda como a direita como direção.

Cabo Ledo
Em angola existem três praias que são consideradas as melhores, a Ambriz beach, o Quicombo e o Cabo Ledo, esta ultima é a mais escolhida por muitos surfistas. A 1200 km da cidade de luanda, encontramos o Cabo Ledo. As suas águas límpidas, as enormes falésias e a extensa de areia branca tornam este sítio fascinante e próprio para a prática de surf. É um break point e as ondas têm a esquerda como direção.
Tofinho

Moçambique está repleto de praias adequadas ao surf. Há pelo menos 6 praias eleitas, a Barra, o Tofinho, a Jangamo beach, a Ponta do Ouro, a Ponta Mamoli e o Inhambane. A costa do Tofinho tem uma característica única, um recife exposto e um break point que possibilita a prática deste desporto. O inverno é a melhor época do ano para surfar.

Praia de Santa Mónica
Cabo-verde é constituído por 10 ilhas, todas de origem vulcânica, com uma delas não sendo habitável. Mas é na Ilha da Boa Vista que vamos encontrar a praia de Santa Mónica. Esta praia tem mais de 10 kms de areal e é a maior praia do arquipélago. É um break point e as ondas tomam a direita como direção.
Bertioga

No estado de São Paulo, no brasil encontramos um município chamado Bertioga que é considerado uma estância balnear. A praia de eleição é a da Enseada com 12 km de extensão e apresenta uma faixa de areia branca clara. É um break point, as ondas podem ser de direita ou esquerda.


Inês Sabino

Sem comentários:

Enviar um comentário