domingo, 31 de março de 2013

Um Destino - São Tomé e Príncipe


As ilhas de São Tomé e Príncipe surgem devido a actividade vulcânica, consequente da divergência das placas tectónicas africana e americana. Por vários séculos, as ilhas estiveram desabitadas, contudo a actividade vulcânica estava já extinta. Os navegadores portugueses foram os primeiros a pisar aquelas terras. 
São Tomé e Príncipe localiza-se sobre a linha imaginária do equador, o que explica facilmente o clima tropical húmido que é o habitual da região centro-africana. Sendo por habito o céu habitualmente coberto de nuvens, o clima é sempre quente, as temperaturas médias anuais rondam os 27º-28ºC e a humidade é bastante elevada. Na estação da chuva, que vai de Outubro a Maio, o calor é sempre elevado, independentemente da hora do dia e da noite.
A paisagem de São Tomé é marcada pela vegetação luxuriante, algumas flores despertam a curiosidade dos turistas: a rosa de porcelana, a rosa vermelha-alaranjada, os bicos de papagaio e a begónia gigante. 
Já na gastronomia, os produtos que são resgatados do mar constituem uma fatia substancial dos hábitos alimentares dos são-tomenses atum, barracuda, espadarte, peixe-voador, corvina e garoupa estão entre os petiscos mais apreciados. Nas carnes, a galinha ou o frango são bastante apreciados, uma vez que a sua criação não é muito dispendiosa, mas a base da alimentação esta nos acompanhamentos, como o milho, o feijão, o arroz, a fruta-pão, a mandioca, a batata-doce e a invulgar variedade de bananas. 
São todos factores que fazem desta ilha um ponto na rota turística.

Dora Pereira


Sem comentários:

Enviar um comentário