quarta-feira, 20 de março de 2013

Havaianas- Os Chinelos dos pobres?


Inspiradas nas sandálias japonesas “Zori”, as Havaianas começaram por ser uma marca de baixo custo, destinada às pessoas com menos recursos económicos. Hoje em dia, é uma das marcas mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo, pelas mais diferentes classes, estando à venda em mais de sessenta países.
                Esta é uma marca Brasileira de sandálias e borracha que representa cerca de 80% do mercado Brasileiro, nesta área. Atualmente comercializa 162 milhões de pares, anualmente, para todos os continentes.
                Nos últimos anos os lucros obtidos pela marca quadruplicaram, sendo que os países que mais adquirem estes produtos, são: Austrália e Filipinas. Cerca de 2.4 Biliões de pares já foram fabricados e vendidos, desde o lançamento da marca.
                O primeiro par foi criado em 1962, com um design simples, branco com a sola e as tiras em azul, com um preço atrativo, que fez com que fossem produzidas mais de 13 mil exemplares por dia.
                Durante os primeiros trinta anos, o público-alvo foi a classe financeiramente desfavorecida, que adquiria este produto nos mercados de bairro, ficando assim estes conhecidos como: “Os Chinelos dos pobres”.
                Para tentar mudar este conceito, em 1991 a companhia lança os novos modelos: Havaiana Sky, com cores fortes e com um preço mais elevado. Três anos depois a mudança acontece. Começa a surgir outro público, nomeadamente através da publicidade que é feita nas revistas, Malu Mader e Luana Piovani, foram algumas das primeiras pessoas a exibirem os novos modelos na televisão. Poucos anos mais tarde, a marca lança uma nova aposta destinada aos mais novos, com a coleção Baby.
                Com o intuito de exportar o produto, foi criado um departamento exterior. A primeira etapa foi a reorganização de toda a rede de distribuidores. Ocorrendo eventos de divulgação do produto em países como França.
                A bandeira do Brasil, símbolo característico deste calçado, foi inserida em 1998, marcando assim um novo modelo representativo da Copa Brasil, desse mesmo ano.
                Outro fator que contribuiu para o sucesso da marca internacionalmente, foi o lançamento de modelos ostentados com rubis, colocados em embalagens especiais, que depois foram distribuídos pelos indicados aos Óscares, sendo esta medida classificada como: um exemplo de sucesso que outras companhias podem seguir", por José Augusto de Castro- Diretor da Associação de Comércio Exterior do Brasil. 

Pedro Emídio 

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