sexta-feira, 29 de março de 2013

Nilton, Humor à Grande

Nasceu em Angola no ano de 1972, actualmente é considerado um dos melhores humoristas em Portugal. Apresenta as sextas-feiras do programa 5PMN, as suas personagens tornaram-se fenómenos, as suas frases transformaram-se em  t-shirt's, senhoras e senhores... Nilton!

Quando soube que o humor era o seu caminho?
Sempre quis escrever humor, embora só no final dos anos 90 percebi o conceito da stand up Comedy, a base de todo o meu trabalho. 1997 mais precisamente.
Qual é o segredo para fazer rir miúdos e graúdos?
Tento sempre falar do que falam as pessoas e estar o mais actual possível. Tenho também apostado desde sempre em formatos e meios que chegam a muita gente como a rádio, a televisão e as redes sociais.
O que pensa sobre o humor em Portugal ? E lá fora ?
Temos muita coisa boa e bem feita. Gosto também, até porque tenho muito conhecimento, do humor que se faz no Brasil actualmente.
Nasceu em Angola, vive em Portugal. O que traria de Angola para Portugal e o que levava de Portugal para Angola?
De Angola traria a riqueza da terra e o lado relaxado daquele povo. Para lá levava alguma organização.
Num país rodeado de austeridade, o humor é o melhor remédio?
Porque não se pode viver sem humor, com ou sem austeridade. O humor faz parte da vida. Em termos práticos o formato humor tende a ser fácil de produzir e isso ajuda a que se aposte em espectáculos e programas deste género.
Neste momento, o Nilton é o Primeiro Ministro, como vamos tirar o país desta espiral recessiva?
Apostava em activos. Portugal é um pobre que ganhou o Euro-milhões e temos poucas coisas a produzir riqueza. Esse é o caminho.
As suas piadas já lhe causaram problemas?
Os problemas são relativos. Chamemos de dissabores e acontecem apenas quando falo de futebol porque a irracionalidade das pessoas vai ao ponto de perderem o discernimento. É lamentável.
Existem pressões? Alguma piada deixou alguém muito chateado?
Nunca senti pressões embora já tenha chateado algumas pessoas. Uma vez fiz um sketch sobre os GNR para o 5PMN e depois arrependi-me porque foi despropositado e sem sentido. E sim, ficaram chateados e com razão.
Quem é o seu ídolo?
Tenho por princípio que as boas pessoas encontram-se e ao longo da vida tenho tido a sorte de encontrar pessoas que me inspiraram e fizeram de mim o que sou. Sou fã de todas elas. Família e amigos. São esses os meus ídolos.
Quais são os seus próximos projectos?
Gostava de ter tempo para escrever e acabar os livros que tenho começados.

Complete a frase: Daqui a dez anos…
Tal como até aqui espero continuar a fazer só o que me apetece e a viver feliz com isso.


Liliane Lobo


Sem comentários:

Enviar um comentário