sexta-feira, 31 de maio de 2013

Sonangol compra 15% de bloco petrolífero

A Sonangol, empresa angolana que pertence ao estado, vai comprar parte da participação (15%) que a Nazaki, sociedade do vice-presidente do país, Manuel Vicente, e de outros dirigentes, tem num bloco de exploração petrolífera.

A transação dará à Sonangol 35% do bloco, sendo que a maior quota pertence à Cobalt International Energy que tem 40%. A Nazaki conservará os seus 15% e os restantes 10 % pertencem à Alper Oil Ltda.

O vice-presidente de Angola foi, até ao ano passado, presidente da Sonangol. A sua participação na Nazaki foi confirmada pelo próprio Manuel Vicente numa entrevista ao Financial Times, em 2012.A compra de metade da participação da Nazaki deverá contribuir para que a Sonangol alcance a meta de produção de dois milhões de barris por dia até 2017, um crescimento de mais de 10%.
A operação no bloco é assegurada pela Cobalt International Energy, que em Março anunciou que os testes tinham sido “excepcionais” e que a produção devia arrancar em 2016.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo em África, em primeiro encontra-se a Nigéria.

João Ribeiro

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Libertados donos da discoteca Kiss

Os donos e os músicos da discoteca Kiss, onde morreram 242 pessoas num incêndio a 27 de Janeiro deste ano.
O estado brasileiro do Rio Grande do Sul decretou a libertação dos dois sócios assim como os músicos que estavam presentes na discoteca, e momentos antes do incêndio acenderam uma tocha no palco.

Esta libertação não foi vista com bons olhos por parte dos familiares de várias vitimas desta tragédia, que como retaliação foram para a rua mostrar o seu descontentamento com protestos.

16 Pessoas foram acusadas directamente e mais 18 foram responsabilizadas pela tragédia, já que a discoteca funcionava de forma irregular, como havendo apenas uma entrada e saída, sem qualquer saída em caso de emergência e ainda a espuma colocada no tecto que devido ao incêndio libertou uma substância venenosa. 
Por essas razões, não só funcionários directos do estabelecimento foram acusados, mas também funcionários da câmara e até mesmo bombeiro por receberem subornos para não fazerem fiscalizações.


A última morte ocorreu a semana a pesada, e mais de quatro meses depois ainda existem feridos no hospital.

Cátia Martins

Um Miradouro com vista para o Brasil

Duas bandeiras, uma portuguesa e uma brasileira, personalizam a janela do Café Mirante. Na localidade das Mercês, bem no centro da Linha de Sintra, o negócio de Grace Santos é frequentado por clientes de origem brasileira, bem como portugueses. Aberto há um ano, este estabelecimento só serve iguarias do Brasil. ‘Não vale a pena vender produtos portugueses, todos os cafés aqui na zona fazem isso’, conta a proprietária, como que a justificar o facto de ainda manter o estabelecimento aberto. Apesar de estar vazio na altura da entrevista, Grace diz que nem sempre é assim. O café tem música ao vivo, aos Domingos à tarde. O que acaba por atrair os clientes, ‘Se não fosse isto, o café já teria fechado’, conta a proprietária, residente naquela zona há um ano e há doze em Portugal. Confrontada com a hipótese de vir a encerrar o estabelecimento, a proprietária nega querer voltar às origens. ‘Se fechar o café, faço outra coisa qualquer, mas voltar não volto., conta a pequena empresária, que afirma já ter passado por diversas áreas, inclusive estética. ‘Tenho formação em cabeleireiros, mas já trabalhei em diversas áreas. Um imigrante não pode pensar em trabalhar naquilo que em que se formou, tem que se agarrar ao que nos aparece à frente.’.


Rute Fidalgo

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Luanda recebe Ministros dos Recursos Naturais

Patrik Mamba é o Ministro actual dos Recursos Naturais da Suazilândia, um pequeno país da África Austral. Chegou hoje a Luanda com o intuito de participar no encontro de Ministros do Sector das Águas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral. Este encontro dará oportunidade aos Ministros de verificarem o nível de execução do programa da SADC (para o sector de águas), e de definir as prioridades para o período entre 2013 e 2015. Também participantes, são os titulares da pasta das Águas. Incidem neste encontro com o objectivo de demonstrar o impacto que pode haver em termos da melhoria das condições de vida dos cidadãos, da preservação do ambiente, e na adaptação às mudanças de clima. Além destes fatores fulcrais, estes titulares abordaram também: impacto de alguns fenómenos extremos (secas e cheias), algumas consequências na economia de alguns países da região, e o aumento do rendimento agrícola, no que toca ao desenvolvimento das infraestruturas de produção da energia e na distribuição de água potável. Luanda pode também contar com outros ministros como John Mutorwa (Agricultura, Namíbia), Timoth Thalane (Energia e Águas, Leshoto) e Samuel Nkomo (Recursos Hídricos, Zimbábue).


Sofia Conde

Vigilância aérea no Mundial do Brasil

Os estádios de futebol no Rio de Janeiro e em Brasília, que serão o palco de abertura e encerramento do Mundial de Futebol a realizar em Junho de 2014, serão vigiafos por aviões não tripulados.

Num comunicado feito hoje pela Força Aérea Brasileira (FAB), o diretor do centro de operações aéres da FAB, Máriop Luís da Silva Jordão anunciou que “Vamos usar ‘drones’ para vigiar os estádios de forma segura e sem interferir com o tráfego aéreo que terá restrições durante os jogos.”, em declarações feitas ao portal de notícias da Globo.
Os ‘drones’ estão equipados com câmaras, radares e sensores para monitorizar todo o movimento de pessoas e/ou veiculos. O militar ainda acrescentou que os drones voariam a uma altitude entre os 2000 a 5000 metros.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ro9umBhWj-M

João Ribeiro

terça-feira, 28 de maio de 2013

O prazer de voar



 O Salto Tandem ou Salto Duplo é o salto mais procurado no momento por ser a maneira mais fácil de realizar um salto de pára-quedas. É necessário apenas 5 minutos de preparação para tornar possível o sonho de voar.

A preparação é simples e rápida, já no aeródromo irá ser realizado um briefing sobre o que irá acontecer no salto, após o briefing e depois de devidamente equipado por especialista vai para o avião, após descolar o avião faz um voo panorâmico sobre as planícies alentejanas, de aproximadamente 15 minutos, até o momento do salto.

No salto ao atingir 13.500 pés (aprox. 4.200 metros) de altura, chega o momento em que saltará com um instrutor altamente qualificado que usará um equipamento de última geração, desenvolvido para levar duas pessoas. A queda livre dura aproximadamente 50 segundos a 200km/h. Com o pára-quedas aberto o voo dura de 5 a 7 minutos. 

Bruno Martins