sexta-feira, 10 de maio de 2013

"Marcial Joaquim Ernesto" - Três Nomes Próprios

No Mercado de Fusão do Martim Moniz o ambiente é de festa, felicidade e diversidade cultural. Debaixo de um sol de primavera, centenas de pessoas convivem entre si. Riem, cantam, comem, bebem, dançam. No meio destas centenas destaca-se Marcial Joaquim Ernesto. Vestido com uma t-shirt branca, calças de ganga, ténis que parecem já ter passado por muito e óculos escuros, este empregado de mesa d'A Brasileira, dança de uma forma muito peculiar. Por vezes interage com pessoas que circulam à sua volta e estas deixam-se atingir pela felicidade que irradia.
Era o seu dia de folga e, em vez do tradicional descanso, Marcial Joaquim Ernesto decidiu "animar-se a si próprio" e dançar ao som de Cesária Évora.
Mas nem tudo é um mar de rosas na vida deste excêntrico empregado de mesa. Nascido em Angola a 16 de Setembro de 1975, é enteado de um português desde os seus dois anos de idade. A partir dessa altura, começou a sofrer de discriminação por parte dos seus meio-irmãos por ser o único "menino black". Justamente por não se sentir bem-vindo nesta família, fugiu para Portugal aos 16 anos, procurando abrigo na casa dos seus tios em Marco de Canaveses. Sustentou-se a si próprio passando noites a dormir nos caminhos de ferro em Coimbra, onde trabalhava.
Atualmente, tem uma filha de 23 anos que nunca conheceu. Apenas sabe que se encontra a viver nos Estados Unidos e que foi mãe no passado mês de fevereiro.
"Voltar para Angola, só para ver a família." Confessa. Não pretende voltar a morar lá, uma vez que já se encontra muito habituado à vida no nosso país, dando ênfase às diferenças das condições básicas de higiene.
Apesar de todos os aspetos negativos que atravessou na vida, Marcial Joaquim Ernesto esconde o seu passado com um sorriso contagiante e a sua maneira única de ser.
 
Iolanda Rosa

2 comentários:

  1. Esta história está incorrecta. Marcial Joaquim Ernesto, também conhecido como Népia, não fugiu de Angola pir causa de meios irmãos, pois nunca os teve. Viveu desde cedo com o padrasto, homem abastado, a mãe e a irmã, tendo vindo para Portugal para fugir a tropa. Viveu no norte de Portugal com familiares do padrasto, tendo vivido também em Rio Maior. Veio para Lisboa a alguns anos tendo começado a trabalhar como empregado de mesa e recentemente fez um curso de mesa e bar. É um Boêmio da noite de Lisboa.

    ResponderEliminar
  2. Esta história está incorrecta. Marcial Joaquim Ernesto, também conhecido como Népia, não fugiu de Angola pir causa de meios irmãos, pois nunca os teve. Viveu desde cedo com o padrasto, homem abastado, a mãe e a irmã, tendo vindo para Portugal para fugir a tropa. Viveu no norte de Portugal com familiares do padrasto, tendo vivido também em Rio Maior. Veio para Lisboa a alguns anos tendo começado a trabalhar como empregado de mesa e recentemente fez um curso de mesa e bar. É um Boêmio da noite de Lisboa.

    ResponderEliminar