segunda-feira, 11 de março de 2013

Foco em Angola: O petróleo estabilizou, por isso Angola vai crescer mais

 

Apesar de um ambiente ainda incerto a nível global, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo [OPEP] já reviu em alta os preços do petróleo angolano. A produção deverá aumentar este ano cerca de 4%, para mais de 2 milhões de barris por dia. Graças a isso, o crescimento do PIB deverá ser superior a 7% em 2013 e a inflação permanecer em um dígito.
O fantasma da crise, que levou a um pedido de ajuda de Angola ao FMI em 2009, parece estar cada vez mais afastado. Nesse ano, o país teve um défice orçamental de 8,6 por cento, muito por culpa da crise de 2007 e 2008, que ditou a quebra nos preços de petróleo. O desempenho económico já tinha sido impulsionado em 2012 por uma recuperação na produção de petróleo e um contínuo crescimento no sector não-petrolífero. A inflação caiu para 9% no final do ano, abaixo da meta das autoridades, chegando a um dígito pela primeira vez em uma década.
O processo de reconstrução e o realojamento da população, muito apoiados pelas linhas de crédito da China, permitiram também a Angola registar elevadas taxas de crescimento na construção e na agricultura. Apesar da agricultura ser o principal meio de subsistência da população, mais de 50% dos bens alimentares continuam a ser importados.
Angola é atualmente o segundo maior produtor de petróleo de África, logo atrás da Nigéria, com perto de 1,901 milhões de barris/dia.
 
Haileka Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário