terça-feira, 9 de abril de 2013

120 anos de Almada Negreiros

José de Almada Negreiros, autor modernista, destacou-se não só na escrita como também na pintura e, será este o tema central da visita que se irá realizar no dia 11 de Abril (Quinta-Feira), do o Hotel Ritz até ao Diário de Notícias.
Desde o salão coberto com os suas figuras no Hotel até ao painel de entrada da sede da redação, irão ser apresentados algumas das célebres pinturas deste artista de São Tomé e Príncipe. 
Como autor, constam publicações no Diário de Notícias no século XX, o Manifesto Anti-Dantas (um texto crítico), "Nome de Guerra" e também fez parte da I Exposição dos Humoristas Portugueses.
Em 2013, comemoram-se os 120 anos do nascimento deste artista e, até ao final do ano, serão realizadas apresentações, documentários, colóquios, visitas, etc.
Amanhã (Quarta-Feira, dia 10), destaca-se a leitura de vários textos de Almada Negreiros por vários atores no Bartô do Chapitô.

Programação:

10 abril
22h00 "Manifesto para o Almada" - Leituras de textos de Almada Negreiros por vários atores convidados, no Bartô do Chapitô.

11 abril
10h00  Percurso pedonal organizado pela CML (do Hotel Ritz ao Diário de Notícias).

Maio - junho
Tertúlias Almadianas - Conversas intergeracionais e interdisciplinares, no Jardim de Inverno do São Luiz, Teatro Municipal.

Julho - setembro
Exposição: Almada Negreiros 120 anos - À descoberta do espólio do artista multiforme José de Almada Negreiros, na Biblioteca Nacional de Portugal.

Setembro-outubro
"Gente diz Almada" - Espetáculo multidisciplinar, no Jardim de Inverno do São Luiz, Teatro Municipal.

Novembro
Exposição: Almada Negreiros 120 anos, na CML - Paços do Conselho (transita da Biblioteca Nacional de Portugal).
Colóquio Internacional Almada Negreiros - Lisboa 2013, a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian nos dias 13, 14 e 15 de novembro, e que deverá contar com os principais estudiosos nacionais da sua obra, além de vários especialistas estrangeiros.

(Fonte: http://www.oje.pt/lifestyle/cultura/120-anos-de-almada-negreiros)

Iolanda Rosa

Sem comentários:

Enviar um comentário