quinta-feira, 11 de abril de 2013

Memória – Campeonato Brasileiro tem três casos de doping (1998)




No dia 1 de Setembro de 1998 a Confederação Brasileira de Futebol anunciou ter recebido resultado positivo em exames antidoping realizados nos jogadores Luciano Viana e José Gildásio Pereira de Matos, ambos do Paraná Clube, e Marcos Alberto Regonha do Americano no Campeonato Brasileiro.

 As substâncias estimulantes encontradas nas amostras de urina coletadas, como anfetamina, fenproporex e anfepramona, são substâncias proibidas pelo Regulamento de Controlo de Dopagem da CBF. Os exames revelaram apenas a existência das substâncias, mas não as dosagens ingeridas. 

 Os jogadores do Paraná Clube fizeram exames após o jogo contra o Bragantino, realizado em 19 de agosto em Curitiba, no estádio Durival de Brito, os quais revelaram a presença de fenproporex e de seus metabólitos P-Hidroxifenproporex e anfetamina. 

 O jogador do Americano foi examinado após o jogo contra o Bahia, em 23 de agosto, em Campos, no estádio Godofredo Cruz e foi constatada a presença de anfepramona e de seu metabólito noranfepramona.

Ana Rita Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário