domingo, 14 de abril de 2013

A história de Leidelaura Prates

Leidelaura Prates, 35 anos nascida em Minas Gerais, Brasil. Devido ás circunstâncias da vida veio tentar a sua sorte no mercado de trabalho Português. Actualmente reside em Portugal há seis anos a trabalhar como doméstica.

São seis horas da tarde e Leidelaura senta-se no sofá, cabelo loiro e pele morena, sorri. Está no seu local de trabalho e não se pode alongar no tempo, há banhos e jantares para dar. Está a trabalhar desde as oito horas da manhã e só irá abandonar o local de trabalho dai a uma hora e meia. Compõe o cabelo. Leidelaura está em Portugal há seis anos atrás. Viu-se obrigada a deixar o seu país por falta de emprego. A vida inteira foi doméstica e tomou conta de crianças. Leidelaura é casada e tem um filho de dezasseis anos. Lá em casa moram cinco pessoas, a família que Leidelaura construiu, a sua mãe e o padrasto, de quem é muito próxima e com quem sempre viveu, mesmo depois de casar.

Estava no Brasil desempregada e concorreu a um concurso público, disse á mãe que caso não entrasse vinha ter com ela a Portugal “Me dediquei a esse concurso mas nem é preciso a gente falar, já têm pessoas escolhidas..”  diz Leidelaura. Em Junho soube que não era a escolhida e em Agosto estava a caminho de Portugal.

Eu vim por Madrid porque não podia vir directa, é aquela coisa de que Brasileiro não podia entrar directo. Minha viagem foi abençoada por Deus. Ninguém olhou para a minha cara, ninguém viu se eu era preta, se eu era branca, se eu era Brasileira.. passaporte carimbado e pronto. Foi isso que aconteceu e eu cheguei”  explica Leidelaura que nunca tinha vindo a Portugal antes “Eu nem sabia como era Portugal, eu sabia que existia, eu estudei e eu via no mapa mas não sabia nem para que lado andava, bem para que lado era. Mas sei dizer que no dia em que pisei o pé no Aeroporto de Lisboa, adorei. Eu gosto, eu adoro Portugal.”

Leidelaura não teve grandes problemas quando chegou a Portugal, a mãe que já estava em Portugal antes da sua chegada arranjou-lhe três empregos que lhe permitiam ganhar muito bem mas por circunstancias da vida Leidelaura preferiu dedicar-se a uma casa só, aonde ainda trabalha no momento.

Foi em 2005 que Leidelaura veio morar para Portugal e um ano depois já estava legalizada. “A gente aqui não pode trabalhar sem contracto e temos que fazer um desconto enorme como todo o mundo, mas nós ainda fazemos mais que os Portugueses, porque os Portugueses não têm perigos de ser importados e agente tem que fazer isso mais do que os outros.” conclui Leidelaura.

Quanto ás principais diferenças e prós e contras que Portugal tem em relação ao Brasil Leidelaura fala de imediato na segurança pois considera que apesar de a própria e os seus familiares nunca terem corrido risco de vida no Brasil, Portugal é um país mais seguro. Leidelaura faz também referência ao custo de vida, pelo menos há seis anos atrás aonde esteve pela última vez no Brasil os bens materiais supérfluos são exageradamente caros e por isso Leidelaura teve pela primeira vez no Brasil um telemóvel porque a sua mãe lhe enviou de Portugal. “Aqui eu tive o meu carrinho, meus telemóveis eu sempre tou a trocar, meu computador só tive aqui, lá no Brasil nunca tive, mas atenção, eu amo o meu país e pretendo voltar um dia” conta Leidelaura.

Quando se fala em pensar em voltar a morar no Brasil Leidelaura ri-se “Minha mãe toda a hora fala : “quero ir embora”, já foi embora e ficou seis meses no Brasil, me deixou aqui. Era  todo dia : “vem embora” , “não vou”..  acabou por desistir de me esperar e retornou de novo. Eu penso muito em construir uma vida aqui e comprar uma casa aqui mas a gente não sabe o dia de amanha, minha mãe diz que no Brasil tá muito bom e a gente não pode dizer que nunca vai voltar porque não sabe o dia de amanhã.”

Mas nem tudo foi uma felicidade desde que se mudaram para Portugal e Leidelaura e a família já sentiram momentos de descriminação por serem Brasileiros. No aluguer de casa, segundo Leidelaura, dizem logo que os Brasileiros são uns taberneiros, Leidelaura não concorda e sempre defendeu que os povo Brasileiro é um povo batalhador e que luta por aquilo que quer sem desistir facilmente, houve até um episodio que Leidelaura relata de imediato quando se fala em racismo “No prédio aonde a gente morava tinha uma vizinha nossa que era Portuguesa e um dia ela se irritou com a gente porque nós somos muito festivos e gostamos de fazer churrasquinho, gostamos de fazer festinha mas sempre respeitando os direitos de cada um e essa senhora por sinal humilhou a gente, que a gente vinha da miséria, que no nosso país tava passando fome, que a gente não prestava, com essas palavra, ela falou para a gente isso uma vez que encontrou a gente na escada, isso tudo porque a gente tinha feito uma festinha que por acaso foi de dia, foi até o meu aniversário(...) Nós começamos a perceber como funcionavam os horários aqui em Portugal, que a partir das dez não se pode fazer barulho e por isso a gente fez de tarde” conclui Leidelaura que ao final da conversa se levanta para ir tratar do jantar.

 
Inês Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário