domingo, 14 de abril de 2013

Corfebol



O Corfebol, foi desenvolvido na Holanda, em 1902, inspirado num jogo sueco chamado Ringball.

É um desporto não muito habitual e visto nos países Lusófonos, os únicos países Lusófonos que praticam esta modalidade são apenas dois: Brasil e Portugal, é talvez o único desporto do mundo em que ambos os sexos podem participar mutuamente, sem a distinção habitual, equipas masculinas e equipas femininas. 
 
Em 1903, a modalidade se expandiu para alguns países da Europa. Apesar na sua expansão, é ainda hoje, um desporto que muitos desconhecem. 
Somente em 1980, o Corfebol é introduzido no Brasil após uma viagem de um grupo de estudantes brasileiros à Holanda. Era considerado um desporto recreativo já que homens e mulheres podiam participar juntos. Contudo, o projecto de expansão da modalidade não seguiu o caminho pretendido pelos jovens, por falta de apoios e patrocínios na época. 
Em Portugal, o início desta modalidade, foi dois anos mais tarde em relação ao Brasil, em 1982 

Actualmente, o Brasil tem o corfebol bastante divulgado no estado do Rio de Janeiro, pelo  professor Marcelo Soares, encontrou uma forma de divulgar o desporto para o resto do Brasil, com a realização de cursos para professores de educação física de todo o país. 

O Corfebol é realizado em um retângulo de 40 metros de comprimento por 20 metros de largura dividido em duas partes, e dois postes de corfebol com altura de 3,5 metros, dois cestos, uma bola e duas equipas com 8 jogadores para cada lado, sendo que, em caso de  se juntar ambos os sexos tera de ser dividido da seguinte forma: quato homens e quatro mulheres, para  cada equipa.

Por ser um desporto misto, homens e mulheres jogam lado a lado. No que se refere à táctica de jogo, ambos têm a mesma função, ou seja, de atacar e defender e, com isso, a marcação durante o jogo é a de homem marcar homem e mulher marcar mulher.
 
Anos mais tarde, em 1998, a modalidade foi oficialmente declarada como desporto oficial no Brasil, pela Federaçao Internacional de Corfebol, e foi atribuida a responsabilidade ao professor de Educação Física, Marcelo Soares, para a divulgaçao e a pratica da modalidade. É uma modalidade bastante praticada em zonas de grande carencias do Brasil, foi uma das formas encontrada pelo Professor, de educar os cidadãos, para nao enveredarem em maus caminhos. 

Filipe Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário