sexta-feira, 26 de abril de 2013

Manifestação 25 de Abril – par e passo


15:16 - “O povo é quem mais ordena”, mas os cravos continuam a assumir uma posição marcante e significativa em nome deste dia. Até aos dias de hoje, o cravo será sempre associado ao 25 de Abril. Este desfile pela Avenida da Liberdade não fugiu à regra! Um símbolo que marca o dia em que há 39 anos se via a Prosperidade e Liberdade com enorme folgo. 




15:28- Existiam numerosas bandeiras no ar, tão agitadas quanto o povo. Tão diversas quanto o mesmo. Amarelas, vermelhas, verdes, brancas, pretas. Só lhes faltava a voz do grito. O contraste esperança e desespero, foi dos mais presentes.







15:31 - Os Portugueses revelaram-se revoltados contra as novas medidas de Austeridade. Demonstraram ânsia em realizar-se um novo 25 de Abril. Mas ao mesmo tempo, vários cidadãos têm esperança de que estes longos dias não passem de uma “má fase”. Lamentam a grande perda da riqueza do país ao longo destes anos.





15:33 – Mesmo com alguns inconvenientes físicos, muitos cidadãos marcaram presença nesta manifestação. Criam cartazes e gritam pelo que desejam. Diversos partidos políticos juntam-se. Sem rivalidades, juntos por um só objectivo.






15:36 - Já éramos centenas! A cada segundo se juntava mais um, e recorrendo novamente a ‘Zeca Afonso’ – Em terras/ Em todas as fronteiras/ Seja bem- vindo quem vier por bem/ Se alguém houver que não queria/ Trá-lo contigo também. 



15:36 - Cartazes e mais cartazes. Em cartão ou em papel. Letras grandes ou pequenas. Não importa. Tudo servia para transmitir a mensagem pretendida. Foram recorrentes as mensagens ao atual Primeiro Ministro.




15:40 - O atual Governo não deixou de ser alvo de chacota nesta Manifestação do 25 de Abril. Cartazes mais diretos outros nem tanto. Alguns mais fortes, outros mais “softs”. É caso para se dizer: “São os mordomos do universo todo/Senhores à força mandadores sem lei” “Eles comem tudo eles comem tudo / Eles comem tudo e não deixam nada”.





15:41 - A manifestação continua progressivamente. Vai aumentando o número de cidadãos que se juntam em prol de uma justiça à muito batalhada para ser conseguida! Cada vez mais vão sendo as bandeiras de Portugal e cartazes ao longo de toda a Avenida da Liberdade, até aos Restauradores.



15:42 – A faixa etária mais velha, presente neste desfile, apresentava nítidas faces de um reviver do passado. Um passado que, neste mesmo dia, trazia boas promessas. Um bom desenvolvimento do país era desejado. Chegadas a este ano de 2013, as pessoas refletem sobre o que nunca pensaram ver. Um cenário de negativismo, má governação do país, pobreza e descontentamento social.





15:46 - Amor e orgulho. Dois sentimentos de grande destaque neste dia. Uma paixão pela pátria e portugueses. “Viva Portugal!”, uma das frases que mais se fizeram destacar em nome do desespero deste povo, que acima de tudo, vê sempre uma luz ao fundo do túnel.



15:47 - A faixa etária mais jovem, marcou uma forte presença. Cantando os temas da Liberdade, mostravam os cartazes feitos por si mesmos, como representação de descontentamento. Temem que até os bens-essenciais se esgotem, como, infelizmente, cada vez mais, se vai notando. Jovens que são a promessa futura do nosso país e que se vêm com poucas ou nenhumas condições de sustentabilidade.





15:48 - Quase dezasseis horas. Os cravos não param! Vão passando de mão em mão, como se de um cumprimento se tratasse. Muitos deles erguidos, fazendo-se destacar mais do que as próprias faces dos cidadãos.





15:48 – “A União Faz a Força”. Uma mensagem bastante presente no espírito do povo Português ao longo desta jornada. Pairava uma enorme harmonia. Todos os presentes, dos mais novos aos mais velhos, estavam ali, juntos por uma única causa comum: um Portugal melhor.




15:50 - Nesta manifestação estiveram presentes os mais novos. Aqueles a quem o negativismo ainda não afectou. A sua presença foi efetivamente influenciada pelas suas famílias. Dar a conhecer aos mais pequenos uma noção da importância deste dia, foi o objetivo da maioria dos pais. Mesmo aqueles que não viveram a revolução, pretendem passar a exaltação da Liberdade e da união do povo Português.  





15:52 - O orgulho por Portugal é largamente sentido pelos cidadãos. O descontentamento de como o mesmo se tem desenvolvido também é bastante. Os nossos governantes são os mais aclamados e criticados. A bandeira de Portugal foi erguida em nome de um povo com sonhos e noção das suas capacidades. As pessoas mostram-se prontas para colaborar, mas sabem perfeitamente que o povo irá sempre sofrer as consequências.  



15:54 – Um Chaimite, ditou o rumo de todos os manifestantes. Desde o Marquês de Pombal até à Praça dos Restauradores. Com constantes melodias de ‘Zeca Afonso’, acompanhadas pelo coro, o povo português.








15:56 – A originalidade está presente nesta manifestação. Os cravos são, de facto, o símbolo que melhor representa este dia na história de Portugal. Os cidadãos fazem questão de adquirir pelo menos um cravo para descerem a Avenida com o símbolo Português da Liberdade.






15:57 – José Afonso, mais conhecido como, ‘Zeca Afonso’, foi provavelmente das mais fortes figuras desta manifestação. Ou melhor dizendo, de todas as manifestações do 25 de Abril. O povo relembra a sua música como defesa da Liberdade.









16:09 - A revolta é grande! O governo do nosso país não é adorado pelo povo. Exemplos vários ao longo desta manifestação. Fortes e marcantes frases que demonstram muito mais do que grandes textos. “Balas em vez de cravos”! Os cidadãos começam a deixar de reservar o descontentamento de vários anos.   






16:18 - O convívio entre pessoas era amigável. Abraços e mensagens de apoio eram constantes. Vários partidos políticos marcaram presença nesta manifestação. Cada ideologia com os seus princípios. Mas todos com a mesma revolta! Independentemente dos partidos, a população esteve sempre reunida, com as suas respetivas bandeiras e cravos. 






16:26 - Neste momento, avistava-se a vasta multidão ao longo da Avenida da Liberdade. As pessoas caminhavam a curtos passos, cantarolando as músicas revolucionárias que se faziam ouvir e sorrindo ao mesmo tempo que se imaginavam a viver o 25 de Abril de 1974.  




16:33 - O símbolo deste dia foi também motivo de trabalho. Vários cidadãos decidiram participar nesta manifestação e vender cravos, para o indivíduo que não possui-se nenhum. Estavam vestidos com as suas roupas quotidianas mas com a particularidade de estarem  envolvidos em bandeiras de Portugal. Em homenagem a este dia e ao povo.  







16:36 – Surgem cada vez mais jovens. Marcaram uma forte presença neste dia. Transmitiram de forma colorida, alegre e inocente, o que é o 25 de Abril a seus olhos. Em vez da revolta habitual, desfilam ao longo da Avenida com olhar e palavras prósperas.




16:38 - “Abril não se suspende, cumpre-se!” Uma mensagem que só mostra que o povo jamais esquecerá o 25 de Abril. Um dia que em 1974 abriu portas a muitos cidadãos. Uma oportunidade lançada ao país que é desejada por muitos neste preciso momento. 





16:43 – E aqui se aproximava o fim desta caminhada gloriosa. O Chaimite chegara à Praça dos Restauradores. O povo cercava-o. Ao som de “Grândola Vila Morena”, cantou-se, mais uma vez, bem alto, este clássico do 25 de Abril. Batiam-se palmas! Gritava-se “Viva Portugal!”. 




Cláudia Évora e Sofia Conde

















Sem comentários:

Enviar um comentário