segunda-feira, 22 de abril de 2013

Foco em: Guiné- Bissau


O FMI espera que a economia da Guiné-Bissau recupere este ano, depois de uma queda no ano passado, graças à retoma da produção e exportação do caju.
A actividade económica foi afectada, adversamente, pela queda acentuada nos volumes de exportação e preço da castanha de caju, e pela diminuição da assistência dos doadores na sequência do golpe de Estado de Abril, do ano passado.
O sector primário continua a ser preponderante na estrutura económica da Guiné-Bissau, tendo representado em 2011 cerca de 48% do produto. Para além do cultivo de produtos de subsistência, como algodão, arroz, inhame, banana, manga e cana-de-açúcar, na agricultura destaca-se a produção da castanha de caju, que tradicionalmente representa mais de 80% das exportações, mas que no ano de 2012 teve um contributo ainda mais destacado. Esta actividade económica ocupa 12% da superfície territorial da Guiné.

Este é o quinto produtor mundial atrás da Índia, Costa do Marfim, Vietname e Brasil, mas em termos de qualidade diz-se que possui a melhor castanha e amêndoa do mundo.
No que diz respeito ao emprego dos jovens, não existe um dispositivo apropriado para o registo dos desempregados, pelo que as estatísticas existentes não são fiáveis. No entanto, com base nos dados disponíveis, a taxa de desemprego entre os menores de 30 anos andará em torno dos 30%. Vários factores concorreram para acentuar este fenómeno, nomeadamente: a instabilidade política, a fragilidade económica e a não criação de emprego no sector público, na agricultura e nos serviços. O Governo está a trabalhar, com o apoio de vários doadores, para reduzir a dimensão deste flagelo através da implementação de políticas adequadas. O Fundo Mundial para a criação de emprego nos Estados frágeis em conflito está numa fase embrionária. As experiências de reinserção social de ex-combatentes na Guiné-Bissau e noutros cinco Estados em situação de pós-conflito, servirão de base à sua criação.

Um dos países mais pobres do mundo, a economia legal deste depende principalmente da agricultura e da pesca, mas o narcotráfico é provavelmente, o comércio mais lucrativo. A combinação de perspectivas económicas limitadas, um governo fraco e diversas facções e geografia favorável, fizeram deste país do Oeste Africano uma estação de passagem para drogas com destino a Europa.

O país é actualmente governado por autoridades de transição, sem o reconhecimento da generalidade da comunidade internacional, à excepção da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Haileka Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário