terça-feira, 16 de abril de 2013

Foco em Cabo Verde


 Cabo Verde foi o país eleito para o "evento especial"  da próxima Assembleia geral da Organização Mundial do Comércio, a decorrer na primeira semana do mês de Julho, em Genebra - Suíça. O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, presidirá uma mesa redonda sobre economias criativas, onde o país será analisado como um evento especial perante o quadro da reunião da Organização. Uma "honra" para toda a comunidade, refere José Neves em declarações à imprensa.
 Por outro lado, a situação económica e financeira da população, também tem sido alvo de atenção. Carlos Veiga, líder do MpD (Movimento para a Democracia), reflete sobre a crise que se instala nas famílias e nas empresas cabo-verdianas. Segundo Veiga, é necessário mudar de políticas e exigir que o PAICV deixe o discurso da ilusão e faça transparecer toda a verdade à população Cabo-Verdiana. Factores como o desemprego, o congelamento de salários, o aumento do custo de vida, os constantes cortes de fornecimento de água e energia, o aprofundar da pobreza e as dificuldades da classe média em saldar os seus compromissos, são provas que declaram uma degradação acelerada da situação económica e financeira de Cabo Verde, que a maioria das famílias já sente no seu quotidiano.
  Basílio Ramos, vice-presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, dá conta dos preparativos do congresso que se realizará nos dias 19, 20 e 21 deste mês para definir estratégias do partido num futuro próximo, de forma a contribuir para um novo patamar de desenvolvimento em Cabo-Verde, em que a economia deverá evoluir de forma exponencial. Servirá este, também, para homenagear o Comandante Pedro Pires. Irão marcar presença vários partidos da mesma família partidária, oriundos de variados países, como Portugal, Espanha, Senegal e China. A nível nacional, contar-se-á com os partidos nacionais, as congregações religiosas e com o corpo diplomático.
Sofia Conde

Sem comentários:

Enviar um comentário