segunda-feira, 8 de abril de 2013

Foco em: São Tomé e Príncipe


São Tomé e Príncipe, oficialmente República Democrática de São Tomé e Príncipe, foi uma das colónias de Portugal desde o século XV até 12 de Julho de 1975.
É um país insular, cujo território está localizado no Golfo da Guiné e é composto por duas ilhas principais – Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe, e também outras pequenas ilhas.
Sua capital é São tomé, e a língua oficial falada no país é o Português, fazendo parte da membrasia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa(CPLP), assim como de outras organizações, tais como a CEEAC – Comunidade Económica dos Estados da África Central; o Fundo Monetário Internacional; entre outros.

São Tomé e Príncipe tem como principais fontes económicas o turismo, a actividade pesqueira e a agricultura, sendo um país exportador de produtos como: o cacau, café, banana, entre outros. 
A maior parte das suas importações é constituída por produtos manufaturados (45%)  e de bens alimentares (30%) tendo como principais parceiros comercias a Holanda, Portugal, a Alemanha e Angola.
A ajuda das Nações Unidas e de países ocidentais têm sido de muito importantes para assegurar as necessidades básicas da população e permitir algum desenvolvimento, mas é provável que a recente descoberta de petróleo no golfo da Guiné venha a repercutir-se  na economia do país.
A atual moeda em São Tomé e Príncipe é a Dobra, que veio substituir o Escudo, que também foi usado em Portugal.. A taxa de conversão de euro para dobra está fixada actualmente em 1 Euro = 24 mil dobras.

Informações adicionais:
Área   
- Total 1.001 km² (183.º)
População      
 - Censos 2012: 187.356 hab.
 - Urbana:  58 hab. (188.º)
 - Densidade:  156,84 hab./km² (65.º)

PIB (base PPC) Estimativa de 2006
- Total US$ 214 milhões (218.º)
 - Per capita     US$ 1.266 (205.º)

Aline Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário