quinta-feira, 18 de abril de 2013

Angry Birds "a brincar" no Brasil


Depois de ter vendido mais de 1 bilião de cópias em todas as plataformas, a partir de Julho, um dos jogos mais famosos do mundo dá imagem a parques temáticos, em 32 centros comerciais no Brasil. Segundo o acordo com a Rovio, empresa que desenvolveu o jogo, serão investidos 5 milhões de reais na iniciativa brasileira.
                Para Ruy Kameyama, director de operações da BrMalls, rede de centros comerciais, o público busca lazer nos shoppings, estratégia que é aprofundada com o lançamento dos parques. "O público vai poder vivenciar o que já experimentou nos smartphones e tablets", diz Kameyama.
                Peter Vesterbacka, diretor de marketing da Rovio, quando questionado sobre a crise que atinge as companhias de jogos para dispositivos móveis e plataformas sociais, diz que "Não somos uma empresa de desenvolvimento de jogos mobile ou sociais. Somos uma empresa de entretenimento. Queremos que a nossa marca seja conhecida por cem anos e não por cem dias". Usando como exemplos personagens como Mickey Mouse, da Disney, e Hello Kitty, da japonesa Sanrio, que continuam populares décadas depois das suas estreias.
                Já Peter Vesterbacka, diretor de marketing da Rovio, exibiu entusiasmo com o sucesso da marca e a parceria. "O Angry Birds só pode ser comparado ao Tetris em termos de popularidade. Existem mais pessoas no mundo jogando Angry Birds do que acessando o Twitter", afirmou o executivo finlandês. Para Vesterbacka, a resposta aos parques tem sido positiva em outras regiões, onde mais de 40 milhões de pessoas já passaram por esses espaços de entretenimento. "Esse é só o começo. Queremos aumentar ainda mais a nossa presença no Brasil", diz. 
Assim, a Rovio incluiu definitivamente o Brasil no seu mapa de negócios. Atualmente, 1% dos colaboradores da companhia (seis funcionários) são brasileiros. De olho na paixão local pelas redes sociais  o Brasil é a segunda maior comunidade de usuários do Facebook, atrás somente dos Estados Unidos , a empresa estuda fazer o lançamento global de Angry Birds Friends para smartphones e tablets (o jogo já está disponível na sua versão social) no país. A previsão é de que isso aconteça no início de maio.
                A Rovio pretende utilizar o formato ainda para fechar parcerias de licenciamento com outras empresas. "O Angry Birds não é uma marca digital ou física. O que queremos é entregar uma experiência completa", diz o executivo. Para aproximar o público brasileiro do universo do jogo, a empresa prevê a customiz
ação dos personagens, a exemplo do que acontece em Angry Birds Rio. "Na China, adaptamos a nossa marca a importantes eventos do calendário cultural, como o Ano Novo chinês e o Festival da Lua." Por aqui, a estratégia poderia produzir pássaros com características bem brasileiras.

Andreia Silvestre

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