Depois de ter vendido mais de 1 bilião de cópias em todas as
plataformas, a partir de Julho, um dos jogos mais famosos do mundo dá imagem a
parques temáticos, em 32 centros comerciais no Brasil. Segundo o acordo com a
Rovio, empresa que desenvolveu o jogo, serão investidos 5 milhões de reais na
iniciativa brasileira.
Para Ruy
Kameyama, director de operações da BrMalls, rede de centros comerciais, o
público busca lazer nos shoppings, estratégia que é aprofundada com o
lançamento dos parques. "O público vai poder
vivenciar o que já experimentou nos smartphones e tablets", diz Kameyama.
Peter
Vesterbacka, diretor de marketing da Rovio, quando questionado sobre
a crise que atinge as companhias de jogos para dispositivos móveis e
plataformas sociais, diz que
"Não somos uma empresa de desenvolvimento de jogos mobile ou sociais.
Somos uma empresa de entretenimento. Queremos que a nossa marca seja conhecida
por cem anos e não por cem dias". Usando como exemplos personagens como
Mickey Mouse, da Disney, e Hello Kitty, da japonesa Sanrio, que continuam
populares décadas depois das suas estreias.
Já Peter
Vesterbacka, diretor de marketing da Rovio, exibiu entusiasmo com o sucesso da
marca e a parceria. "O Angry Birds só pode ser comparado
ao Tetris em termos de popularidade. Existem mais pessoas no mundo
jogando Angry Birds do que acessando o Twitter", afirmou o
executivo finlandês. Para Vesterbacka, a resposta aos parques tem sido positiva
em outras regiões, onde mais de 40 milhões de pessoas já passaram por esses
espaços de entretenimento. "Esse é só o começo. Queremos aumentar ainda
mais a nossa presença no Brasil", diz.
Assim, a Rovio incluiu definitivamente
o Brasil no seu mapa de negócios. Atualmente, 1% dos colaboradores da companhia
(seis funcionários) são brasileiros. De olho na paixão local pelas redes
sociais o Brasil é a segunda maior comunidade de usuários do Facebook, atrás
somente dos Estados Unidos , a empresa estuda fazer o lançamento global
de Angry Birds Friends para smartphones e tablets (o jogo já está
disponível na sua versão social) no país. A previsão é de que isso aconteça no
início de maio.
A Rovio pretende
utilizar o formato ainda para fechar parcerias de licenciamento com outras
empresas. "O Angry Birds não é uma marca digital ou física. O
que queremos é entregar uma experiência completa", diz o executivo. Para
aproximar o público brasileiro do universo do jogo, a empresa prevê a
customiz
ação dos personagens, a exemplo do que acontece em Angry Birds
Rio. "Na China, adaptamos a nossa marca a importantes eventos do
calendário cultural, como o Ano Novo chinês e o Festival da Lua." Por
aqui, a estratégia poderia produzir pássaros com características bem
brasileiras.
Andreia Silvestre
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