quinta-feira, 18 de abril de 2013

Café África: Luso Brasileiro


Foi em 2005 que Hugo e Nuno, dois portugueses, regressam a Portugal na companhia  de Sérgio  um brasileiro. Um ano depois surge um espaço com o nome Luso Brasileiro, um restaurante  colorido com ambiente tropical, a servir especialidades com sabor brasileiro.

Na Quinta da Lomba, Barreiro, encontramos um restaurante onde por  14 euros despertamos o paladar para outros sabores e bebidas.  A picanha é sempre popular mas somos apresentados a uma ementa de despertar água na boca, com um vasto leque de refeições simples e ousadas tipicamente brasileiras, até se torna difícil escolher um prato. As  sobremesas são como se diz "a cereja no topo do bolo", os olhos são os primeiros a comer, depois o olfato e logo a seguir o paladar. É uma verdadeira explosão de prazer no céu da boca, onde os mais variados frutos criam uma simbiose de sabor.

Por momentos vemo-nos transportados para outro país, o frio fica lá fora e o calor do ambiente e da música inudam-nos o espírito. Para os amantes ou curiosos desta cultura, todas as sextas-feiras e sábados há música ao vivo que vai de bossa nova até ao samba, as bebidas mais consumidas neste dia da semana são a cachaça e a caipirinha, bem fresquinha,  é a maneira perfeita de terminar a semana e o lugar ideal para levar o grupo de amigos a jantar.
"A vida é uma festa, não se deixa o samba morrer. Aqui dentro estou em casa e lá fora tenho a minha família" Sérgio Condado.
Os três proprietários  olhando para eles, parecem irmãos, não em termos de parecenças mas em termos de cumplicidade e da amizade que os une. A sua história começou em Matinhos, Paraná, trabalhavam num restaurante, Hugo era ajudante de cozinha, acabava por fazer um pouco de tudo, desde lavar pratos ou a mudar lâmpadas, Nuno era empregado de mesa e Sérgio


 era sub-cozinheiro. "Fizemos amizade com o Sergio em poucos dias, parecia que nos conhecíamos à anos!" (risos) "Tornámos-nos inseparáveis, íamos os três para todo o lado"

Dois anos depois de estarem no Brasil, os dois portugueses decidiram voltar a Portugal, o brasileiro Sérgio quis embarcar na aventura. Os três chegaram a Portugal e um ano depois aventuraram-se, mais uma vez, na abertura de um restaurante que desse a provar as delícias que ficaram a conhecer na  "Terra do Samba". Assim nasceu o Restaurante "Luso Brasileiro" que vai bem embarcado satisfazendo todos os clientes que entram e que saem com um sorriso.

Joana Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário