segunda-feira, 15 de abril de 2013

A Diva dos Pés Descalços

Cesária Évora é um dos nomes mais célebres da música Cabo Verdiana, tendo sido galardoada com um Grammy no ano de 2004, na categoria de "Best World Music".
Começou a cantar desde cedo em praças, hóteis e bares, mal sabendo que este seria um grande passo na sua carreira musical. Lançou o seu primeiro disco a solo em 1987 que denominou "Cesária" seguido de muitos outros, o último em 2009, "Nha Sentimento". Mas, o destaque vai para "Miss Perfumado" editado em 1992, do qual faz parte o tão cantado tema "Sodade", composto por Bonga.
Cize -como é conhecida pelos mais próximos- sofreu alguns altos e baixos na sua carreira, nomeadamente uma luta contra o álcool e também o fato de ter de interromper a carreira, ainda no início, para poder dar mais atenção à sua família. Após este contratempo, voltou a atuar, incentivada por Bana. Mais tarde, Cesária Évora acabou por se mudar para Paris, onde ficou a maior parte da sua carreira musical. Nesta cidade, lançou o seu disco "La Diva aux Pieds Nus".
Viveu durante alguns anos no orfanato onde a sua mãe trabalhava a pedido da mesma mas a sua passagem por lá foi muito breve.  Quando abandonou o orfanato, aos dezasseis anos, conheceu o seu grande amor e, foi ele quem fez Mindelo conhecer a grande voz de Cize. Mas foi nesta altura também que surgiram os primeiros problemas com o álcool, porque a cantora só se sentia confortável quando consumia.
Depois de trabalhar com alguns produtores, descobriu que os discos que havia gravado já tinham sido lançados, embora sem o seu conhecimento e sem recompensa pelo seu trabalho.
Mas melhores dias vieram e a "Diva" conseguiu esgotar salas de Paris a Tóquio, foi condecorada com a medalha de Ordem do Mérito Cultural pelo presidente Lula da Silva em 2010 e no mesmo ano em Cabo-Verde com a medalha de Ordem do Mérito Cultural.
No ano passado, foi construída uma estátua no Aeroporto de São Vicente, que, desde essa altura, passou a designar-se Aeroporto Internacional Cesária Évora.
Natural da cidade de Mindelo (nascida a 21 de Agosto de 1941), Cesária Évora faleceu no dia 17 de Dezembro de 2011 aos 70 anos, no mesmo ano em que havia anunciado o fim da sua carreira.

Iolanda Rosa

Sem comentários:

Enviar um comentário