quinta-feira, 11 de abril de 2013

Perfil - Miguel Anacoreta Correia



 Há, precisamente, quatro anos, ganhávamos um novo membro na UCCLA (União das Cidades Capitais da Lígua Portuguesa). Alguém que assume o cargo de Secretário-Geral desta União. Nas suas mãos ficou, até à atualidade, a promessa de realçar, cada vez mais, a nossa língua mãe. Além de batalhar por uma permanência viva da Língua Portuguesa no nosso país, trabalha para que seja propagada e destacada internacionalmente. Sempre com as melhores referências.  
 José Miguel Nunes Anacoreta Correia, 69 anos, nasce na Beira, Moçambique, a 1 de Janeiro de 1944. A sua infância até à adolescência e estudos são passadas entre Coimbra e Angola, mais propriamente Luanda e Lubango. Ao ingressar no ensino superior, decide formar-se em Engenharia Civil, com especialização no sector dos transportes. Foi nesta mesma altura, que Anacoreta Correia se assumiu em diversos cargos. Como operário especializado no Laboratório de Engenharia em Angola. É assistente da Universidade de Luanda até ao ano de 1975 e ainda membro do Conselho Nacional de Transportes de Angola. Desde jovem que se destaca pela sua participação activa em diversas áreas. Demonstra empenho perante o curso que escolhe. Mais tarde, a iniciativa de formar família é concretizada. Casa-se com Margarida Maria Anacoreta Correia, Engenheira Química. Um casamento que resultou em quatro filhos. Apesar do seu cargo atual, a sua carreira profissional teve sempre um outro rumo distinto. Desempenhou funções como: Deputado e Secretário de Estado dos Transportes no VI Governo Constitucional, Governo de Sá Carneiro, assim como, Secretário de Estado da Defesa Nacional no VII Governo Constitucional. Foi Coordenador do Gabinete de Planeamento Geral do Metropolitano de Lisboa, de 1976 a 1980. Chegou a ser Vice- Presidente do partido CDS. Foi, inclusivamente, entre 1987 e 1997, Alto Funcionário da Comissão das Comunidades Europeias em Bruxelas, no quadro das relações com os países ACP (África, Caraíbas, e Pacífico) e Diretor para a América Latina. Foi Presidente da Comissão Parlamentar de acompanhamento da situação em Timor-leste, de 1999 a 2002. E de 2002 até 2003, apresenta-se como Presidente da Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
 Para além de todos os cargos desempenhados, Miguel Anacoreta Correia, apresenta um vasto leque de condecorações e louvores. A 1995, em Portugal, Comendador da Ordem Militar de Cristo, é uma delas, condecorado pelo Presidente da República. A maioria das suas Condecorações foram-lhe atribuidas no estrangeiro. O seu trabalho foi sempre reconhecido pelos vários cantos do mundo. Participou, inclusivamente, na 1º edição Raid Kwanza Sul, que se trata de uma festividade entre Portugueses e Angolanos, ao longo de várias regiões do vastíssimo território Angolano. Mais um exemplo Português de distinção e de louvor. Agradecimentos sentidos a quem leva a nossa Língua Portuguesa mais longe e mais além.

Cláudia Évora

Sem comentários:

Enviar um comentário