domingo, 28 de abril de 2013

A criatividade à moda angolana: Trotinetes de madeira


A criação de trotinetes de madeira em Angola é bastante frequente, e é visível em todas as cidades dos pais, são criadas por rapazes chamados “meninos de rua”, muitos deles órfãos, é uma das formas que os meninos encontram de se divertir, pois a maioria vive em pobreza extrema. Estes pequenos veículos são feitos de madeiras e paus que, por vezes são recolhidos no lixo.

A maioria do tempo, os meninos organiza-se, em pequenos grupos, para poderem realizar um pequeno campeonato amador, com as trotinetes de madeira que eles mesmos constroem.


Embora considerado ainda um desporto amador, pois não esta ainda oficializado, é uma pratica considerada, como desportos radicais, pois envolves riscos como qualquer desporto radical.

Para muitos é simples mente uma brincadeira de infância que muitas das vezes, não passa, desta fase. Mais para outros é o princípio de um sonho, de um dia poder ter uma máquina deste género seriamente, para poderem competir com alguma seriedade.

Naturalmente que estes rapazes, com a idade que tem, precisam de ter algumas vivências, que nesta face é importante, como brincar. A prática desta atividade é uma das formas encontrada para a não-violência, e a reinserção na sociedade como muitos afirmam.

É curioso verificar que apesar da tecnologia se encontrar a uma velocidade “incompreensível”, nos tempos de hoje, esses rapazes continuam a viver de uma forma “primitiva”, ao ponto de criarem trotinetes de madeira, sem quaisquer condições.

 Estes pequenos tornam-se grandes, pois sem condições nenhumas conseguem ter tempo e ideias para criar veículos, que servem como meios de transportes, mas que por outro lado, serve também para a prática de desporto se é que podemos chamar desportos radicais.

Filipe Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário