domingo, 7 de abril de 2013

APOIAR os Ex-combatentes da Guerra Colonial



A guerra colonial, decorrida entre 1961 e 1974, mudou a vida de todos os que nela participaram, assim como as suas respetivas famílias. Gerou numerosos mortos e feridos que ficaram com marcas físicas e psicológicas para o resto da vida. Nunca a sua inclusão social no Portugal pós-guerra foi fácil, eram sempre vistos como ex-combatentes portadores da doença que os médicos designavam, na altura, de mais perigosa - o “Stress de Guerra”. Os deficientes, com perturbações físicas e psicológicas devido às marcas de guerra, fazem também parte deste grupo, pois ficaram debilitados e a sua inserção na sociedade, já democratizada, não foi a melhor, obrigando-os a adaptarem-se de um momento para o outro e sem grandes ajudas.
O confronto entre as Forças Armadas Portuguesas e as forças organizadas pelos movimentos de libertação das colónias, reuniu, assim, nos 13 anos de guerra, bastantes feridos a nível físico e psicológico, um número maior do que o de mortos. Um problema que Portugal, dizem os estudiosos, nunca quis tornar público, nem gastar tempo e dinheiro a tentar resolvê-lo.
Os fatores das perturbações psicológicas são cada vez mais e com uma maior dimensão. Viam os seus camaradas a ser mortos à sua frente, as suas aldeias a serem destruídas e por vezes os inimigos em maior número, tudo isto traumatizava qualquer um. Sem falar nas necessidades básicas que passavam: fome, sede e o afastamento das famíias. Tudo a juntar ao mau ambiente e poucas condições com que se deparavam em qualquer sítio onde estivessem. 
Desde 1988, a Associação “APOIAR”- Associação de Apoio aos Ex-combatentes Vítimas do Stress de Guerra, conta com várias parcerias e ajudas, tendo um sistema bem organizado com dicas para os que sofrem desta doença. Faculta também ajuda para as famílias dos ex-combatentes, que não conseguem lidar com a situação. Conta com a ajuda de médicos, voluntariado aberto para quem queira fazer parte deste projecto e também um jornal, que a cada dia fica mais conhecido.

Assim, tirando esta Associação de Apoio, nada mais favorece ajuda direta aos ex-combatentes que, com as suas marcas psicológicas e físicas da guerra, vão sempre viver, nunca esquecendo nenhum momento daquilo em que participaram.

Rita Afonso

Sem comentários:

Enviar um comentário