terça-feira, 9 de abril de 2013

S. Tomé regressa a Angola


Esta quinta-feira, Angola receberá o Chefe de Estado São-Tomense, Pinto da Costa, por algumas horas. A visita terá como objetivo o acerto de novas ações de cooperação entre os dois países e o encontro com o atual Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
Um dos pontos fulcrais será o financiamento que Angola prestará aos projetos estruturantes em São Tomé e Príncipe.
 Após o regresso de Pinto da Costa a S. Tomé, será enviada uma delegação ministerial são-tomense para Luanda, a fim de concluir os aspetos técnicos da parceria estratégica.
 Importante relembrar que em Fevereiro de 2012, altura em que Pinto da Costa era PR e realizou a sua primeira visita oficial ao estrangeiro, o Chefe de Estado e o atual PR ajustaram posições no sentido de reforçar a cooperação bilateral.
Na altura, investimentos privados Angolanos e a participação do tesouro público no financiamento de projetos estruturantes em São Tomé e Príncipe, foram algumas das ações delineadas. Angola estava disponível para atribuir um “ Fundo Especial” a favor de São Tomé e Príncipe. 
Estamos a estudar as condições para que se possa encontrar formas de criar fundos especiais, que possam realmente financiar uma série de operações, que venham a ser realizadas por operadores privados angolanos e são-tomenses”, referiu Pinto da Costa no ano passado após visita privada a Angola.
Prova dessa disponibilidade,foi em Março de 2012, a visita do secretário do Tesouro do Ministério das Finanças, Manuel Costa, para, juntamente com o Governo S. Tomense ,acertar as modalidades de implementação do apoio financeiro para o arquipélago.
Pouco tempo depois, o Governo anunciava, numa reunião política na cidade da Trindade, que não aceitava ajudas financeiras elevadas: Suponhamos que eu vou pedir 100 milhões. Se alguém me der 200 ou 300 milhões, eu digo não. 100 milhões chegam. Eu tenho que saber o que vou fazer com  o dinheiro , referiu o ex-Primeiro Ministro Patrice Trovoada, em Abril de 2012.
 Conclusão, o trabalho para definição de áreas de financiamento Angolano não foi concluido, após tais declarações, causando indiligências em relação à implementação do “Fundo especial Angolano” para São Tomé e Príncipe.
Recentemente, informações contraditórias, anunciavam que o Governo Angolano terá ficado “chateado” com a queda do anterior governo.  Situação que estaria a comprometer as relações entre Angola e São Tomé e Príncipe.
Pinto da Costa, regressa agora a Angola, quinta-feira, dia 11 de Abril, para relançar o projeto de “Fundo Especial” para São Tomé e Príncipe, fracassado anteriormente no Governo de Patrice Trovoada em Abril de 2012.

Cláudia Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário