sábado, 13 de abril de 2013

RTP África


Produzida em parceria com os Serviços Públicos de Televisão dos cinco países africanos da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), a RTP África é um canal televisivo generalista co-produzido pela RTP.
A RTP África foi fundada a 7 de Janeiro em 1998, destinando-se aos países lusófonos africanos, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
O canal emite programas de informação e séries produzidas em Angola e Moçambique ou filmes de cineastas africanos dos cinco países africanos, transmite quer programação das televisões públicas e privadas portuguesas quer das televisões públicas africanas. Em Portugal é possível assistir ao canal através da tv por cabo.
Existindo também uma colaboração com as Nações Unidas para a transmissão de programas de divulgação da organização, tornando-se uma parceria relevante para a mesma. Contudo houve já alguns problemas na emissão do canal, como é o caso com o governo de São Tomé e Príncipe devido a informar de anormalidades nos respectivos governos. A emissão da RTP África chegou a ser interrompida em Novembro de 2002 na Guiné Bissau para voltar a ser emitida mais tarde.
O canal tornou-se assim um importante elo de comunicação entre Portugal e os países da CPLP.

Dora Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário