quarta-feira, 10 de abril de 2013

Festival de Cinema em português

 Com um começo espetacular, o FESTin (Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa) recebeu mais de 1000 pessoas no dia de abertura, esta quarta-feira, que marcou o início da 4ª edição do festival.  Esgotando completamente a sala Manoel de Oliveira e a sala 3, com a exibição do filme “ O Grande Kilapy” do realizador Zezé Gamboa. Este realizador já foi diretor de inúmeros títulos, como “ Bom Dia, África”, “O Herói”, “Mopiopio” entre muitos outros.
O filme “ O herói”, colocou Zezé Gamboa nos altos quadros do cinema, vencedor da Competição Internacional de Sundance 2005, mais um para juntar aos 25 prémios internacionais que já obteve.
Voltando ao filme “ O Grande Kilapy”, este é protagonizado pelo reconhecido ator brasileiro Lázaro Ramos, e retrata a história de um bom malandro angolano durante o período colonial.
 
Podemos ver Lázaro Ramos de camisa amarela, acompanhado de uma figurante Sofia Luz (jovem Setubalense).
Este filme é também uma grande homenagem a Angola e participa na competição de longas-metragens.
O Festival de cinema decorre até ao dia 10 deste mês de Abril, no Cinema São Jorge.
Para o dia 9 de Abril, irão ser exibidos as curtas-metragens “Angola passado e futuro” , é um documentário, da autoria de António Escudeiro, e também o documentário “Independência de Angola”.
O festival tem como objetivos o apoio e promoção de novos cineastas, a divulgação da criação de expressões das artes fílmicas dos países de língua portuguesa, e valorizar as habilidades e competências das populações, principalmente das que estão em constante situação de perigo e risco, através da interação com a arte e o cinema.
 
Adriano Ferreira
 

Sem comentários:

Enviar um comentário