terça-feira, 9 de abril de 2013

Roberta Medina: Quando a música se une aos negócios


Roberta Medina dispensa apresentações. O rosto do Rock In Rio acredita que o festival tem vindo cada vez mais a tornar-se numa marca, deixando de ser apenas um evento de música para se ir transformando em marca. Uma marca porque, de acordo com Medina, o Rock In Rio oferece empregos (na edição brasileira são cerca de 11 mil) e promove a solidariedade social, nada que uma grande empresa não faça. Aquele que já foi comparado com o festival Woodstock, é vista como uma excelente plataforma para os negócios e o empreendedorismo, uma vez que é cada vez mais comum vermos grandes pesos pesados do marketing aliarem-se ao nome Rock In Rio. Vodafone, Pepsi, Millenium (na edição portuguesa), Coca-Cola, Itaú ou Volkswagen (edição carioca) mostram-se interessados em fazer parte da festa, o que rende vários milhões para a família Medina. E já que se fala nesta família, o pai de Roberta vendeu, muito recentemente, metade do RiR ao homem mais rico do Brasil, que quer levar alargar o festival a outros países, como por exemplo, a Argentina.
Filha de um dos empresários mais bem-sucedidos do Brasil, Roberta Medina nasceu no Rio de Janeiro a 15 de Março de 1978. Ao contrário do que se pensa, esta não tirou nenhum curso relacionado com economia, sendo que chegou ao lugar de vice-presidente do festival simplesmente por acaso. O primeiro contacto com a organização de eventos deu-se em 2001, em que Medina fora convidada a organizar um evento relacionado com a Disney no Rio de Janeiro. Depois disto, a senhora Rock In Rio começou a mostrar a sua capacidade de empreendedorismo e de continuar a profissão do pai. Assim sendo, em 2003 mudou-se para Lisboa, onde viu uma excelente cidade para alargar o império que o seu pai tinha iniciado. Em 2004 deu-se início à primeira edição do Rock In Rio em Portugal, edição pioneira que, quatro anos mais tarde, se realizou em Madrid. A filha do meio de Roberto Medina não é de pessimismos, e acredita mesmo no final da crise. Em várias entrevistas tem afirmado que Portugal irá conseguir travar a crise, muito antes dos espanhóis.
Roberta mostra-se muito satisfeita com os resultados de todas as edições realizadas anteriormente, estando ao mesmo tempo expectante com a edição que se realizará este ano no país de origem, edição que, como habitualmente, contará com artistas internacionais tais como Beyoncé, Ivete Sangalo, Alicia Keys, Florence + The Machine, Muse, e artistas portugueses tais como The Gift, Áurea ou Orelha Negra, o Rock In Rio 2013 promete, pois os bilhetes para cada dia foram rapidamente vendidos, esgotando  em menos de nada. Em relação à edição portuguesa que se realizará no próximo ano, só se sabe que continuará no Parque da Bela Vista, uma vez que ainda é cedo para se falar em nomes.
O carisma de Roberta levou à eleição, como personalidade do ano 2011, pela revista Época.

Rute Fidalgo

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