sexta-feira, 19 de abril de 2013

Revista da Semana - Política


Guiné Bissau – A luta anti-tráfico continua

Depois de Bubo Na Tchuto,agora, António  Indjai, Chefe de Estado Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau, foi acusado pelos Americanos de participar numa operação internacional de tráfico de armas e drogas .
Indjai  foi acusado por Peter Bahara, procurador de Manhattan, e pela agência DEA, de ser “intermediário” de terroristas e narcotraficantes, nomeadamente das FARC – Forças Armadas Colombianas, tendo assim participado numa conspiração terrorista contra os EUA.
O Chefe de Estado Maior das Forças Armadas é agora alvo de um mandado de captura internacional.

Angola

Presidente de Angola e dirigentes da Sonangol terão recebido milhões da Rússia.“Vários” milhões de dólares  chegados da Rússia ao Presidente José Eduardo dos Santos e a altos funcionários de Angola, assim como aos dirigentes da Sonangol.

Esta terça-feira foram apresentadas queixas-crime, pela associação Britânica Corruption Watch (luta contra a corrupção) e a Angolana Mãos Livres. Estas associações denunciam o uso indevido de  fundos públicos para fins privados. Em declarações à rádio Voz da América, David Mendes da Associação Mãos livres refere que “…A guerra que estava a empobrecer, e a trazer miséria a Angola, por outro lado estava a favorecer um determinado grupo de indivíduos.”

S. Tomé e Príncipe

Dois Jornalistas foram suspensos e ameaçados pelo Governo São-Tomense. Segundo correspondente da RDP África, a Comunicação Social está a sofrer pressões políticas. O primeiro- Ministro Gabriel Costa é o principal apontado e acusado de pressão política direta.

Moçambique

Acusados de incitamento à violência e à instabilidade política, Manuel Bissopo, secretário-geral da Renamo e Arlindo Milaco, secretário Nacional de mobilização, foram ontem detidos pela FIR (Força de Intervenção Rápida) no distrito de Gorongosa.

Cláudia Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário