segunda-feira, 15 de abril de 2013

Visita a Angola prolongada


Conforme foi publicado na última terça-feira, o Presidente da Republica São-Tomense,Pinto da Costa, visitaria Angola na quinta-feira,  por apenas 24 horas, para tratar de uma possível cooperação entre os dois Países.
O Presidente da Republica e Chefe de Estado , foi, no entanto convidado a permanecer mais uns dias em Angola, sendo que chegou na quinta-feira, dia 11 de Abril e só regressou a S. Tomé na tarde deste último sábado.
Manuel Pinto da Costa foi recebido com honras militares no Palácio Presidencial, na Cidade Alta, onde se encontrava Eduardo dos Santos (PR de Angola). Os dois presidentes conferenciaram sobre o acerto das novas ações de cooperação entre os dois países.
A Radio Nacional de Angola anunciou que foi confirmada a anulação de vistos em passaportes ordinários de cidadãos angolanos que viajem para o arquipélago e que a estadia tenha uma duração máxima de duas semanas.
Antes de se juntar a José Eduardo dos Santos, o Presidente da Republica São-Tomense recebeu explicações sobre o funcionamento de uma unidade fabril da ZEE( Zona Económica Especial) localizada em Luanda-Bengo, que prevê ter em funcionamento 53 unidades industriais, em 2014.
Durante 1 hora e 36 minutos foi acompanhado pelo ministro da Economia angolano, Abrahão Gourgel, inteirando-se de toda a atividade de funcionamento e produção das fábricas de PVC (tubos plásticos), colchões, ferragens, telhas metálicas, tintas/vernizes e material elétrico.
Segundo Manuel Pinto da Costa, o crescimento que o país (Angola) assinala, deixa-o bastante entusiasmado, acrescentando que é notória a evolução da economia angolana, desde a primeira vez que visitou Angola no ano de 1976.
“A impressão é positiva. Está-se a dar passos para sair da condição de país produtor de matérias-primas e passar a exportador de produtos acabados”, disse o PR São-Tomense quando falava à imprensa.
Realçou ainda o facto da deslocação à Zona Económica Especial servir, entre outros aspetos, para obter e trocar experiências com técnicos ligados ao sector industrial dos dois países.
São Tomé e Príncipe e Angola cooperam em áreas como a Educação, Agricultura, Desporto, Petróleo, Transportes e Pescas.

Cláudia Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário