terça-feira, 23 de abril de 2013

Transplantes de córnea aumentam cada vez mais no Brasil


O número de transplantes de córnea tem vindo a aumentar significativamente nestes últimos anos, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.
A principal causa deste aumento é a falta de prevenção da Ceratone, doença ocular responsável por 70% deste tipo de cirurgia no Brasil.
O diagnóstico tem por hábito ser revelado tarde demais, o que vai gerar o agravamento dos sintomas, sendo que as causas da doença ainda são desconhecidas, embora haja uma forte probabilidade de estar relacionada com as alergias que se tornam mais comuns no Outono, graças ao clima seco.
No Brasil o mal afecta cerca de 200 mil pessoas, não sendo possível resolver com o simples uso de lentes ou óculos, mas só com uma cirurgia, um anel implantado para consertar o formato da córnea.
Segundo o especialista Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier, a ceratone é acompanhada também de astigmatismo e de sintomas que resultam na constante prescrição de óculos, podendo ser controlada através de certos alimentos com ómega 3, para aumentar a produção de lágrima e não deixar agravar o estado de desconforto, e, até mais tarde, doença grave.

Catarina Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário