sábado, 6 de abril de 2013

De malas feitas para São Paulo


É certo que Portugal e Brasil sempre tiveram uma história em comum e cada vez mais os jovens portugueses são obrigados a procurar emprego e oportunidades no Brasil criando mais laços entre os dois países. Hoje em dia a fuga de Portugal em busca de melhores condições de vida é uma realidade muito presente nos jovens portugueses que acabam por fazer vida longe do país do fado.
Esta é a história de Ana Sousa, cidadã portuguesa, que viu o seu país ficar para trás quando os pais decidiram que o melhor para toda a família era atravessar o oceano em busca da felicidade e de melhores condições de vida.
 No dia 24 de Setembro de 2011, Ana levantou-se da cama com uma ligeira dor de barriga. Estava ansiosa. Era o dia em que Ana ia mudar de vida, aos 17 anos de idade, a jovem ia deixar a escola, os amigos, e o seu país para trás para ir viver com os pais e o irmão para São Paulo, Brasil. Ia agora fazer parte do elevado número de emigrantes que todos os anos rumam até ao Brasil. De início, não é que Ana o quisesse fazer pois estava habituada à sua vida em Portugal mas o futuro dos seus progenitores falou mais alto e o avião que levava as esperanças de um futuro melhor, levantou voo.
Ana diz ainda recordar o que sentiu nesse dia “Tinha receio. Receio de começar uma nova vida num lugar que não conhecia, longe de toda a gente que fez parte da minha vida. Receio de não me adaptar. E ao mesmo tempo senti revolta, porque ia um pouco contrariada e senti desde o início que não ia gostar de estar em São Paulo, talvez essa seja uma das razões para a difícil adaptação à cidade, porque não tinha a mente aberta para aceitar a mudança.”
Ana refere que a primeira coisa que reparou quando chegou a São Paulo foi a poluição e o cheiro “Se achamos que Portugal é um país que está poluído, devíamos ver isto aqui. Assim que cheguei vi que era uma cidade suja e poluída e que tinha um cheiro muito forte e característico mas percebi que era “normal”. É uma cidade muito movimentada e multicultural.”
A preparação para o futuro desta jovem, passou por entrar na Universidade para frequentar a área de Marketing e Publicidade “Não foi difícil escolher o curso, porque quando acabei o 12º (ainda em Portugal) já sabia o que queria e se ficasse em Portugal tinha optado pela mesma área. Por isso foi só procurar uma Universidade que tivesse este curso e que ficasse perto de casa.”
Quanto a comparações a nível de emprego a jovem consegue dar vantagem, desta vez, ao seu segundo país “Bom, isso do emprego acho que aqui é melhor. Em Portugal está muito complicado. As pessoas aqui têm poucos serviços à sua disposição, então que existem coisas que em Portugal parecem banais e que aqui não existem. É uma questão de saber aproveitar isso”
Passados dois anos de lá estar, a jovem portuguesa consegue apontar as principais diferenças entre São Paulo e Portugal, “Bem, qualquer lugar de Portugal é mais calmo do que esta cidade, que é demasiado frenética o que acaba por tornar o dia muito cansativo.” (risos). Mas São Paulo também tem as suas vantagens e agora que estou cá a viver e já percebo um bocadinho melhor deste sitio consigo entender que a minha vinda para aqui é algo que só me vai enriquecer e para os meus estudos é uma experiência positiva, vai obviamente ajudar-me no futuro.” 
Quanto a perspectivas futuras, Ana não esconde a vontade de voltar mas reconhece que o Brasil tem muitas oportunidades para oferecer “Eu gostava de voltar a Portugal e ficar lá, porque é o meu país. Só que é complicado fazer vida em Portugal e penso que o melhor é agarrar as oportunidades que me possam surgir por aqui. Vou acabar o curso e trabalhar em Marketing e Publicidade. Até porque a saudade aqui, compensa.”


Rita Roque

Sem comentários:

Enviar um comentário